Uma guerra pode ser justa?

Dia 23 de junho às 19h30h, a Brotéria promove em conjunto com juristas católicos às 19h30 uma conversa sobre o tema da guerra justa.

Dia 23 de junho às 19h30h, a Brotéria promove em conjunto com juristas católicos às 19h30 uma conversa sobre o tema da guerra justa.

Em fevereiro de 2022 a Federação Russa iniciou uma ofensiva na Ucrânia que deu origem à guerra atualmente em curso. Há questões que se põem sempre em momentos como este: uma guerra pode ser justa? Quais os limites da ofensiva militar? E até onde é legítimo defender-se? O tiranicídio, por exemplo, é uma possibilidade válida do ponto de vista cristão?

O P. Francisco Mota SJ, jesuíta e diretor da Brotéria, apresentará algumas pistas para um debate sobre este tema que conta com a presença e organização da Associação dos Juristas Católicos. Embora a perspetiva venha a ser a da teoria moral e não a jurídica, propõe-se um final de tarde de conversa empenhada e profunda sobre um tema que não pode deixar de suscitar reflexão.

Local: Brotéria – R. São Pedro de Alcântara 3
Duração: 1h30

Entrada Livre

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Brotéria Logo

Sugestão Cultural Brotéria

Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.

Conheça melhor a Brotéria