Será o Parlamento um bom lugar para construir o Bem Comum? É este o tema da Conferência Eutopos que decorrerá na quinta-feira, dia 13 de março, das 19h às 20h30, na Brotéria, em Lisboa, e que contará com a presença de Ana Rita Bessa e José Manuel Pureza.
No artigo Uma apologia da temperança Ana Rita Bessa faz o elogio do Parlamento enquanto instituição onde é afinal possível construir compromissos apesar dos “espetáculos” que alguns deputados tentam dar para gerar soundbytes no telejornal ou nas redes sociais. Num contexto de algum desgaste das instituições democráticas do pais e de aparente radicalização política generalizada a afirmação de que o Parlamento pode ser um espaço de construção do Bem Comum a várias vozes, é muito provocadora. Para a testar, convidámos também José Manuel Pureza, que conhece outro ponto de vista sobre o hemiciclo, para, a duas vozes, olharmos para o papel da Assembleia da República hoje.
A busca por Eutopoi, ou seja, por bons lugares, tem animado a Brotéria. Acreditamos que há muito bem escondido para mostrar, muitas vidas desconhecidas para revelar, muitos projetos transformadores para partilhar. Vivemos num mundo acidentado, onde às vezes parece que o progresso é lento, mas onde, se olharmos com atenção, o bem se constrói e a esperança se torna concreta. Em cada conferência, apontamos para um Eutopos.
Ana Rita Bessa
Ana Rita Bessa é licenciada em Economia pela Católica Lisbon School of Business & Economics, com Mestrado em Ciências da Educação pela mesma Universidade e Advanced Management Program no Insead. O seu percurso profissional foi desenvolvido em vários setores e empresas, da Unilever à Mediacapital, ao longo dos últimos 25 anos. Durante seis anos foi deputada à Assembleia da República, pelo CDS-PP, acompanhando as áreas da Saúde, Educação e Ciência. Atualmente é CEO da LeYa, editora em língua portuguesa de edições gerais e de livros escolares, detida pelo grupo Infinitas Learning. É ainda membro de vários conselhos consultivos, entre outros, do Inclusive Community Forum (Nova SBE) e da revista Brotéria. Tem 51 anos e é mãe de três filhos.
José Manuel Pureza
Licenciado em Direito e Doutor em Sociologia, ambos os graus obtidos na Universidade de Coimbra. É Professor Catedrático de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É investigador do Centro de Estudos Sociais, onde dinamizou o Núcleo de Estudos para a Paz. As suas prioridades de pesquisa incluem os Estudos para a Paz, o humanitarismo como ideologia e prática e a dimensão normativa das relações internacionais. Foi deputado nas XI, XIII e XIV Legislaturas e Vice-presidente da Assembleia da República nas duas últimas.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Sugestão Cultural Brotéria
Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.
Conheça melhor a Brotéria