Em 1991, Daniel Faria (1971–1999) ofereceu a um amigo um poema-objeto, redigido sobre um rolo de papel de caixa registadora, com as superfícies laterais mergulhadas em tinta vermelha e envolvido por fio do Norte. À medida que este é desenrolado, surge um texto que, numa caligrafia minuciosa, diz: «O País de Deus, Porto 17 de Junho de 1991, ao João Pedro, Na instituição do ministério de Leitor, Sé Catedral do Porto 14 de Julho de 1991».
A conjunção desta oferta e do escrito em forma de rolo remete para as ações litúrgicas da leitura – como o ato sacralizado de ler publicamente palavras que se desenrolam e se escondem tornando-se, em simultâneo, presença e ocultação –, provenientes de uma mesma tradição bíblica que Daniel Faria parafraseia em O livro de Ezequiel: «E do que estava escrito ele o abria/ Para eu comer/ Palavras enroladas como um caminho sem saída/ Um rolo violento como um cerco/ Ele mo deu a provar/ Na boca era cheio de sons iguais ao movimento/ Das fustigas/ O ruído das asas dos animais ao tocarem-se/O ruído das rodas quietas dos animais ao passar».
Rémiges Cansadas é uma exposição que emerge da proximidade de Samuel Silva a este poema-objecto e de um trabalho “para-textual” sobre o mesmo. A convite da Brotéria, o artista foi convocado a declinar da literatura uma experiência plástica.
A atenção desta casa à poesia contemporânea portuguesa é centenária. Prova disso são os muitos exemplares autografados e dedicados àqueles que foram trabalhando na Brotéria que se encontram na nossa biblioteca. Contudo, mais do que uma exposição acerca de um poema ou de um autor, onde o foco seria o próprio objeto e respetivas curiosidades, aquilo que aqui pretendemos é a criação de novas relações interdisciplinares; neste caso, entre as potências plásticas desta poesia, e as possibilidades sensoriais da instalação enquanto arte que trabalha o espaço.
Visita guiada
Sábado 7 set
11h às 12h30
Samuel Silva
Artista plástico, professor auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e membro integrado no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (12ADS).
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Sugestão Cultural Brotéria
Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.
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