Ponto SJ reafirma o seu estatuto editorial

Cinco anos depois, o Ponto SJ reafirma a sua linha editorial. Habitar a tensão. Uma tensão natural e saudável que promova a escuta e estimule o sentido crítico, e recuse o caminho da polarização, que anula a diferença e exclui o outro.

Cinco anos depois, o Ponto SJ reafirma a sua linha editorial. Habitar a tensão. Uma tensão natural e saudável que promova a escuta e estimule o sentido crítico, e recuse o caminho da polarização, que anula a diferença e exclui o outro.

O Ponto SJ faz 5 anos. Para assinalar esta data, o portal dos jesuítas reformulou o seu estatuto editorial, renovou o seu leque de colaboradores e relançou a marca Ponto SJ, que, além dos artigos de opinião, aposta agora em novos formatos como o vídeo e o podcast.

Habitar a tensão é o novo slogan do Ponto SJ. Como dita o novo estatuto editorial: “Acreditamos que este espaço de encontro que pomos ao serviço da Igreja e da sociedade não é apenas uma ferramenta, mas a afirmação da nossa identidade, que não se dilui no debate de opiniões. E com isso assumimos o risco de habitar a tensão. Uma tensão natural e saudável que promova a escuta e estimule o sentido crítico, e recuse o caminho da polarização, que anula a diferença e exclui o outro”.

Cinco anos depois do projeto ter sido lançado, reconhecemos que a promoção do diálogo é ainda mais urgente. Num espaço público cada vez mais polarizado, onde todos falam e ninguém pára para escutar ou pôr-se em causa, onde os extremos se empoderam ao mesmo tempo que o centro se esvazia, é necessário criar pontes e locais de encontro.

Num mundo cada vez mais plural e em crise, o Ponto SJ deseja ajudar a gerar uma visão consistente, lúcida e livre do mundo, que conduza à disponibilidade para servir o bem comum e possa proporcionar uma abertura à transcendência. Numa Igreja que se deseja sinodal e mais hospital de campanha do que território a defender, o Ponto SJ assume, também, serenamente, o seu lugar num mundo plural e secularizado. Reconhece ainda a crescente polarização interna na Igreja e deseja ser palco de encontro e diálogo eclesial.

Na sua vertente mais institucional, o Ponto SJ continua a ser um espaço de informações e notícias sobre as organizações ligadas aos Jesuítas, pretendendo dar a conhecer a sua diversidade de propostas e eventos. É também um lugar de espiritualidade, que procura oferecer caminhos de aprofundamento e encontro com Deus.

Além do portal, a marca Ponto SJ afirma-se nas redes sociais da Companhia de Jesus, com uma aposta cada vez maior no vídeo e no podcast. Prova disso é a rubrica semanal “Tens Companhia para ir à JMJ”, destinada a informar e motivar os jovens a participar no grande encontro que se aproxima, ou o podcast que quinzenalmente tem abordado o tema dos abusos sexuais na Igreja. Fora do digital, o Ponto SJ tem dinamizado outras iniciativas que procuram dar corpo ao seu propósito de gerar reflexão e encontro, como por exemplo a Viagem Ponto SJ, que este ano levará um grupo até à Terra Santa.

Nos próximos tempos, o Ponto SJ quer apostar ainda mais nos formatos vídeo e podcast, para chegar a um público mais diversificado e jovem. Assume também como desafio para o futuro a sustentabilidade financeira, desejando tornar o projeto sustentado pelos donativos dos seus leitores.

 

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Fotografia: OFICINA

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.