Santo Nome de Deus
Cohen, Gregório de Nazianzo, Alexandre Men e quatro letras misteriosas. Prepare-se para entrar no mistério.
Cohen, Gregório de Nazianzo, Alexandre Men e quatro letras misteriosas. Prepare-se para entrar no mistério.
Num fim-de-semana em que se prevê bastante chuva, a Brotéria sugere uma série, State of the union. O texto de Carla Quevedo é uma ótima motivação, sem revelações intrusivas, para quem desejar dedicar algum tempo a este série premiada.
O P. Domingos Monteiro da Costa, que há vários anos dinamiza social e pastoralmente a região do Algarve, comenta as palavras do Papa para o dia que hoje se assinala.
Joana Garcia Fonseca lembra que as crianças são as principais vítimas da pobreza. Não apenas porque vivem sem condições materiais, mas porque são vítimas de violência e exclusão. Haverá maior pobreza do que a falta de amor?
Mudança proposta pelo novo documento da Companhia de Jesus sobre educação exige uma passagem: a de uma tradição estagnada a uma tradição viva. O convite a deixar o museu empoeirado da teoria abstrata para aderir à prática renovada do Magis.
Será Deus uma boa mãe? Uma boa pergunta e um painel de luxo para procurar a resposta: Terrence Malick, os Padres da Igreja, Miguel Ângelo, Rublev… e ainda Olivier Clément, para aprofundar a reflexão.
O filme, de Marco Bellocchio, aborda as consequências das denúncias feitas por Buscetta ao juiz Giovanni Falcone e que culminaram na prisão e consequente condenação de centenas de membros proeminentes da Mafia siciliana.
Terminou há uma semana o Sínodo para a Amazónia com o mote “Novos Caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral.” Margarida Alvim acompanhou-o de perto e destaca a escuta e o caminho conjunto como traços marcantes do encontro.
Começamos com música e humor e, para quem ouvir até ao fim, talvez uns passos de dança. Contemplamos a criação do homem e da mulher, crescemos em sabedoria com uma pequena lição de hebreu e, no final, saboreamos um poema de Baudelaire.
Desta vez a Brotéria sugere-nos olhar uma única peça: a cruz de D. Sancho I, exibida no Museu Nacional de Arte Antiga. Esta peça une diferentes dimensões: históricas, simbólicas, políticas, religiosas, identitárias, materiais e artísticas.