P. Javier Melloni, sj vem a Portugal apresentar quatro conferências

O carismático e internacionalmente reconhecido jesuíta é fenomenólogo das religiões, dedicando especial atenção ao diálogo inter-religioso e à compreensão das diferentes tradições religiosas. Vai estar em Lisboa, no Porto, Évora e Coimbra.

O carismático e internacionalmente reconhecido jesuíta é fenomenólogo das religiões, dedicando especial atenção ao diálogo inter-religioso e à compreensão das diferentes tradições religiosas. Vai estar em Lisboa, no Porto, Évora e Coimbra.

O P. Javier Melloni, jesuíta catalão, vai estar em Portugal na próxima semana, para uma série de conferências que passarão por Lisboa, Évora, Porto e Coimbra. O carismático e internacionalmente reconhecido jesuíta é fenomenólogo das religiões, dedicando especial atenção ao diálogo inter-religioso e à compreensão das diferentes tradições religiosas. Aproveitará a sua passagem por Portugal para apresentar as suas duas recentes obras, traduzidas para português: “O Cristo Interior”, da Editorial AO e “Para um tempo de síntese: presente e futuro das religiões”, da Fragmenta Editorial.

Nas várias conferências que dará em Portugal, o sacerdote jesuíta abordará o tema do diálogo entre as religiões – (Centro Universitário Padre António Vieira, em Lisboa, dia 23 às 21h30), da interioridade e da oração (Casarão, em Évora, no dia 24 às 21h30) e fará ainda uma reflexão sobre o mundo num tempo pós-pandemia (Centro de Reflexão e Encontro Universitário, no Porto, dia 25, às 21h30). Uma vez que a Companhia de Jesus se encontra a celebrar o Ano Inaciano, a última conferência de Javier Melloni (Centro Universitário Manuel da Nóbrega, em Coimbra, no dia 26, às 21h30) terá como tema “De Inácio de Loiola para um mundo globalizado”.

Javier Melloni nasceu em Barcelona, em 1962, e entrou na Companhia de Jesus aos 18 anos. A licenciatura em Antropologia Cultural, durante a formação como jesuíta, tornou-o sensível a outras realidades culturais e tradições religiosas. Para isso também contribuíram as diversas experiências de imersão na Índia. É doutorado em Teologia, professor na Faculdade de Teologia da Catalunha, e vive na “Cova de Sant Ignasi” (Manresa), onde reflete sobre as diversas manifestações da experiência de Deus, sendo especialista em mística comparada e profundo conhecedor da espiritualidade inaciana.

Javier Meloni tem a força e a transparência de quem vive enraizado em Deus. Sereno, cativante e profundo no modo como comunica a sua experiência, o teólogo jesuíta expressa de forma clara como a fidelidade à sua tradição cristã e inaciana implica uma abertura sincera ao outro e um diálogo permanente com outras tradições religiosas e com a cultura.

Fotografia de Ldelagarzag – Own work

 

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.