“A expulsão e supressão da Companhia de Jesus no século XVIII” – 3º episódio

Neste episódio dedicado ao século XVIII, falamos de conflitos, da expulsão e da supressão da Companhia de Jesus.

Neste episódio dedicado ao século XVIII, falamos de conflitos, da expulsão e da supressão da Companhia de Jesus.

Lançamos este terceiro episódio do podcast “Jesuítas – 5 séculos de História” a 20 de maio, dia em que se assinala a Batalha de Pamplona (1521), acontecimento em que Inácio de Loiola, fundador da Companhia de Jesus, foi ferido e que despoletou o seu processo de conversão. Hoje falamos da história dos jesuítas no século XVIII, um século marcado pelo conflito – principalmente em Portugal – pela expulsão e pela supressão da Companhia de Jesus.

Neste episódio, o P. António Júlio Trigueiros, sj, fala da causa imediata que levou ao conflito aberto entre os jesuítas portugueses e as autoridades – neste caso o governador do Grão Pará no Maranhão, Francisco Xavier Furtado de Mendonça, irmão de Sebastião José de Carvalho e Melo. Em causa uma região missioneira das mais incríveis em que a Companhia se envolveu que foi a formação de aldeamentos construídos de raiz para as populações indígenas.

O podcast Jesuítas – 5 séculos de História é um podcast do Ponto SJ conduzido pelo P. António Júlio Trigueiros, historiador, e por Joana Vieira de Castro. É uma série de cinco episódios que vai para o ar todos os meses, de março a julho, em que cada um dos episódios é dedicado a um século específico da história dos jesuítas.

 

Reveja o primeiro episódio.
Reveja o segundo episódio.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.