A Brotéria de fevereiro já está disponível para aquisição e, como habitual, já é possível ouvir podcast que acompanha cada nova edição.
No editorial, o P. José Frazão Correia, sj, reflete sobre o Jubileu de 2025, um tempo de graça, particularmente oportuno para recuperar o sentido do tempo através do dom e do perdão.
Sobre a atualidade, William McCormick, sj analisa os desafios e perspetivas do segundo mandato de Donald Trump e as suas implicações para os EUA e para o mundo. À luz dos tumultos em bairros periféricos, Mário Linhares reflete sobre a complexidade e a necessidade de olhar a realidade de perto.
Para dar resposta aos desafios das novas gerações no contexto digital, Nelson Faria, sj, apresenta um modelo de comunidades que empoderam, e, ainda neste número, João Norton de Matos, SJ, e Joaquim Félix de Carvalho, em dois artigos, refletem sobre a arquitetura e o espaço litúrgico, e o valor e a importância das artes para a vida e a missão da Igreja, bem como a forma como a construção de igrejas reflete a qualidade da vida eclesial.
Por fim, partindo de uma exposição no Museu do Louvre, Luísa Soares de Oliveira apresenta uma análise das representações da loucura na arte ao longo de 600 anos. Por falar em exposições, lembramos o nosso “Caderno Cultural” onde os leitores podem encontrar recensões e sugestões de livros, teatro, filmes e exposições. Neste número destacamos a exposição DADA CITY, patente na Galeria das Salgadeiras, em Lisboa; e Francis Alÿs Ricochetes, no Museu de Serralves, no Porto.
Há muito mais para descobrir neste número da Brotéria, a revista que desde 1902 continua a marcar o diálogo entre a fé, a cultura e a atualidade.
Leia. Comente. Critique. Ofereça.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Sugestão Cultural Brotéria
Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.
Conheça melhor a Brotéria