O que é o Ponto SJ?
Ponto SJ é o portal dos Jesuítas em Portugal.
O que se pode encontrar no Ponto SJ?
Uma leitura abrangente, crente e atual da realidade.
O Ponto SJ pretende ser um espaço de diálogo e abertura, um ponto de partida para a reflexão individual e comunitária, bem como um ponto de encontro de opiniões distintas.
O Ponto SJ disponibiliza artigos e reflexões sobre temas atuais da nossa sociedade, divididos em cinco áreas: política, educação, cultura, fé e justiça. Além destes temas de aprofundamento, e que constituem o ponto de vista de que os elabora, o Ponto SJ disponibiliza informações sobre as obras e as iniciativas desenvolvidas pelos jesuítas em Portugal.
Com que periodicidade são publicados conteúdos no Ponto SJ?
Todos os dias (de 2ª a 6ª) é publicado um artigo de opinião de uma das cinco áreas que constitui o portal. Esse artigo é colocado em manchete logo pela manhã. Ao Domingo o Ponto SJ disponibiliza uma reflexão Bíblica da responsabilidade da Escola Bíblica e Arqueológica de Jerusalém. Ao longo da semana podem ainda ser publicados artigos especiais (entrevistas, testemunhos, caixa de perguntas, perfis, reportagens) e notícias. Esperamos publicar 1 a 3 conteúdos novos por dia.
O que se pode ler no Ponto SJ corresponde à posição oficial do que pensam os Jesuítas em Portugal?
Não. As pessoas que aqui escrevem expressam a sua opinião. A diversidade de opiniões é, aliás, a tónica principal, para que cada um se possa enriquecer com o que lê e vê e, assim, discernir melhor o que pensa e sente. Os jesuítas assumem a gestão editorial deste portal.
Mas a Companhia de Jesus pode utilizar o Portal para tomar uma posição oficial?
Sim. Sempre que for pertinente o Ponto SJ poderá ser chamado a divulgar a posição oficial da Companhia de Jesus. Pode fazê-lo através da publicação de um Editorial ou de outra forma. Será sempre claro para os leitores que se trata de uma posição oficial da Companhia de Jesus
É possível encontrar no Ponto SJ informação sobre as atividades/iniciativas organizadas pelos Jesuítas em Portugal?
Sim. Essa informação pode ser apresentada de duas formas. Ou na agenda de iniciativas, onde os eventos são divulgados, ou através de notícias.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.