Eutopos: Retórica jesuíta – antigo e novo Kevin Spinale SJ

Esta conferência procura descrever a longa transformação na educação Jesuíta, da oralidade à alfabetização, e como a educação Jesuíta pode regressar a uma ênfase num mundo aural-oral com foco e relevância renovados.

Esta conferência procura descrever a longa transformação na educação Jesuíta, da oralidade à alfabetização, e como a educação Jesuíta pode regressar a uma ênfase num mundo aural-oral com foco e relevância renovados.

Eutopos: 2ª Conferência 

Este ano queremos, com humildade, abrir caminhos que nos ajudem a encontrar lugares, pessoas e modos de vida que sejam bons e capazes de transformar. Para tal, no primeiro trimestre do ano apresentamos três conferências sobre três topos nos quais o bem e o que é bom podem ser revelados: universidade, a palavra e estudo dos clássicos e arquiteturas temporárias como resultado do envolvimento da comunidade. Com isto, queremos ajudar a mostrar que a eutopia e a procura dos lugares onde a bondade se revela é um caminho mais promissor do que a utopia, onde a revelação da bondade é eternamente adiada.

 

Quinta-feira, 23 de Fevereiro às 19h  

Kevin Spinale SJ (Fordham University)

A educação Jesuíta tem sido caracterizada pelo som, pelas vozes de preleção, recitação, declamação e performance teatral. No entanto, uma ironia está subjacente a este domínio da voz – tudo foi mantido em conjunto pela aprendizagem da língua totalmente governada pela conservação do latim nos documentos. No entanto, a instrução e a avaliação foram dominadas pela troca vocal. A educação retórica que os Jesuítas se esforçaram por transmitir tem um forte residual oral. Tal ênfase na educação retórica pode revelar-se de novo eminentemente útil e relevante na educação da juventude. Esta conferência procura descrever a longa transformação na educação Jesuíta, da oralidade à alfabetização, e como a educação Jesuíta pode regressar a uma ênfase num mundo aural-oral com foco e relevância renovados.

Local: Brotéria –  R. São Pedro de Alcântara
Duração: 1h30
Gratuito

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Brotéria Logo

Sugestão Cultural Brotéria

Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.

Conheça melhor a Brotéria