Escrever é escutar

Em quatro sessões de trabalho prático, procuraremos que cada participante ensaie as formas mais livres da sua escrita.

Em quatro sessões de trabalho prático, procuraremos que cada participante ensaie as formas mais livres da sua escrita.

Uma oficina de escrita em quatro atos: a voz, a personagem, a história, o diálogo.
Ou, dito de outro modo: linguagem, ponto de vista, sentido, escuta.

Como é que podemos desaprender da melhor maneira?
Como é que podemos ver as coisas sempre de novo?
Como é que podemos iluminar cada pergunta?
Como é que escrever nos pode tornar mais atentos ao mundo?

O lugar da escrita faz-se de uma aparente contradição: o máximo de atenção e o máximo de liberdade. Descobri-lo é descobrir um bom lugar.

Em quatro sessões de trabalho prático, procuraremos que cada participante ensaie as formas mais livres da sua escrita. Chegaremos às questões de estrutura a partir de exemplos concretos. Falaremos também de estilo, géneros, pequenos truques e grandes princípios (em vez de regras fixas). E de como é que podemos juntar o melhor de dois mundos: primeiro, criar sem autocensura; depois, ganhar distância em relação ao nosso trabalho. Vamos escrever, escrever, escrever.

 

Módulo I

5 julho
Primeira sessão: a voz

O discurso sobre “encontrar a voz” confunde mais do que ajuda. O importante é escrever. A voz há de surgir quando estivermos a fazer outras coisas. Como é que podemos desaprender da melhor maneira?

12 julho
Segunda sessão: a personagem

Escrever é ser outros, ver o mundo de diferentes pontos de vista. O que é uma personagem? O que se descobre quando se passa para o lugar do outro? Como é que podemos ver as coisas sempre de novo?

 

Módulo II

19 julho
Terceira sessão: a história

Perceber a estrutura de uma história ajuda a saber como dar movimento às ideias e às imagens. E a achar-lhes o sentido primeiro, escrevendo a partir do fim. Como é que podemos iluminar cada pergunta?

26 julho
Quarta sessão: o diálogo

Escrever é escutar, e as histórias são movimentos de mudança e revelação. O que acontece quando duas histórias se põem à conversa? Como é que escrever nos pode tornar mais atentos ao mundo?

 

Módulo I: 50€
Módulo II: 50€
Módulo I + II: 80€

Inscrições: [email protected]
Limite: 14 lugares por módulo
Local: Brotéria

Os dois módulos podem ser frequentados independentemente.

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Jacinto Lucas Pires

Escreve livros, peças de teatro, filmes, música. O seu último romance, Oração a que faltam joelhos (Porto Editora, 2020), ganhou o Prémio John dos Passos. Durante a pandemia, saiu Doutor Doente, um livro de contos (Húmus, 2021). Mais recentemente, foi publicado um livro seu de não-ficção, Ser ator em Portugal (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2022), e Faz diferença, um álbum ilustrado com texto de Jacinto Lucas Pires e ilustrações de Alice Piaggio (Bruaá, 2022).

 

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


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Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.

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