Conversa ABCC x Rui Miguel Abreu

Alexandre Camarao e Bernardo Simões Correia (ABCC) juntaram-se a Rui Miguel Abreu (Blitz, Rimas e Batidas) no pátio da Brotéria para conversar em torno da exposição CORIUM, patente na Galeria desde 16 de julho e até 19 de setembro de 2020.

Alexandre Camarao e Bernardo Simões Correia (ABCC) juntaram-se a Rui Miguel Abreu (Blitz, Rimas e Batidas) no pátio da Brotéria para conversar em torno da exposição CORIUM, patente na Galeria desde 16 de julho e até 19 de setembro de 2020.

Para assistir à conversa ABCC x Rui Miguel Abreu de apresentação da exposição CORIUM clique neste link

Convidados pela galeria da Brotéria a pensarem nas marcas que se inscrevem na pele, os ABCC apresentam CORIUM. O nome latino dado à camada de pele que se encontra entre a epiderme e os tecidos subcutâneos serviu para furar os espaços da rua para a galeria, da galeria para a rua.
Jogam aqui com ambos os lados do espelho quando se assumem motores de busca do imenso e inesgotável depósito digital. Navegam com humor em associações de algoritmos e trazem-nos um processo invertido: não é o objecto artístico que vai parar à internet, fotografado, reproduzido, catalogado; é o banco de imagens que se faz matéria, manifestando-se no papel, no toner e no acrílico.

A subtileza destas passagens entre as dimensões física e digital antecipam um universo de realidades paralelas, wormholes de transporte, atalhos no contínuo espaço-tempo, sinalizados por imagens que marcam as suspensões: como o tapete oriental que é muro e precipício, vanishing point e túnel para o lado de lá, ou os martelos pneumáticos que são pistolas de tatuador a apontar um centro.

Jogam aqui com ambos os lados do espelho quando se assumem motores de busca do imenso e inesgotável depósito digital

Na evocação de um espanta-espíritos e de um relógio de pulso a derreter-se em bling, brincos de um rosto tecido em missangas, vem à tona “A Persistência da Memória”, de Dali, como uma pedra que se lança num charco, andando para a frente e para trás no tempo, à procura dos círculos concêntricos que vão marcando os ritmos e rituais da sua passagem.

Alexandre Camarao e Bernardo Simões Correia (ABCC) juntam-se a Rui Miguel Abreu (Blitz, Rimas e Batidas) no pátio da Brotéria para uma conversa em torno da exposição CORIUM, patente na Galeria de 16 de julho até 19 de setembro de 2020.

Exposição CORIUM
ABCC
16.07 — 19.09.2020
Brotéria Galeria, Bairro Alto, Lisboa
Segunda a sábado
das 10h às 18h

 

Fotografia: Alexandre Camarao 

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Brotéria Logo

Sugestão Cultural Brotéria

Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.

Conheça melhor a Brotéria