No dia 15 de abril, das 19h às 20h30, haverá mais uma sessão do Seminário de História dos Jesuítas, desta vez centrada nas lições manuscritas sobre a Ética a Nicómaco de Aristóteles, bem como no modo como os mestres jesuítas de Coimbra ensinavam a ética aristotélica e a conciliavam com a fé cristã.
No século XVI, Coimbra viu nascer uma escola de filosofia, associada ao ensino dos jesuítas no Colégio das Artes, que se tornou uma referência internacional pela publicação do ‘Curso Aristotélico Jesuíta Conimbricense’. Esta obra, um manual de filosofia em oito volumes destinado ao ensino nos colégios da Companhia de Jesus de todo o mundo, conheceu inúmeras edições na Europa, bem como uma tradução parcial para chinês.
O Seminário de História dos Jesuítas consiste em encontros mensais para promover a apresentação e discussão de tópicos relacionados com a história dos jesuítas desde 1540 até hoje, nas suas várias vertentes: arte, arquitetura, espiritualidade, pedagogia, missões, ciência, anti-jesuítismo, expulsão e restauração.
Emanuel Nogueira é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Doutoramento em Estudos Clássicos na mesma instituição, onde é investigador.
Coordenação: Francisco Malta Romeiras, Maria João Pereira Coutinho e P. António Júlio Trigueiros SJ.
Local: Brotéria
Duração: 1h30
Gratuito
Mais informações: https://www.broteria.org/pt/programa?seminario-historia-dos-jesuitas-abr-2025
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Sugestão Cultural Brotéria
Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.
Conheça melhor a Brotéria