A Brotéria está a organizar um ciclo de conferências que pretende estreitar as relações entre a ciência e a religião. O segundo encontro deste ciclo abordará o tema da Arte e decorrerá no dia 18, sexta-feira, às 19h na Brotéria, contando com a presença de Yvonne Dohna Schlobitten, professora de arte cristã contemporânea na Pontificia Università Gregoriana, em Roma.
A Brotéria surgiu em 1902 como uma revista de botânica que tinha como intenção principal contribuir para a disseminação do conhecimento científico, mas também com o objetivo de combater o divórcio entre a ciência e a religião. Ao longo destes 120 anos construir pontes foi sempre uma das suas preocupações fundamentais.
Nestes últimos três meses do ano, a Brotéria escolheu as ciências naturais, a arte contemporânea e a teoria moral – três campos em constante risco de divórcio entre o mundo secular e a igreja – como ponto de partida para três conferências. Em diferentes meios e contextos é comum discutir a importância que estas áreas têm para a religião e para a Igreja. Foram desafiados três intervenientes a inverterem a questão: como é que a religião e a Igreja Católica podem ser relevantes para a arte, a ética, a ciência e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e humana?
Sexta 18 novembro
A new look on art
Yvonne Dohna Schlobitter
Sexta 2 dezembro
A new look on moral reasoning
James Keenan SJ