A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e o Centro de Estudos Filosófico-Humanísticos da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, e o jornal regional Diário do Minho organizam um congresso internacional com o tema: “Repensar a imprensa no ecossistema digital”. O encontro é dedicado
à comunidade académica e aos profissionais do setor e decorrerá entre os dias 3 e 5 de julho, na UCP de Braga.
Esta reflexão surge num contexto em que, depois de se ter confrontado com a concorrência da rádio e da televisão, a imprensa escrita debate-se, desde o final do século XX, com os desafios do paradigma digital. Em virtude da eclosão de um novo ecossistema mediático, o modelo tradicional de produção, difusão e receção do jornalismo impresso experimenta atualmente uma complexa reconfiguração de contornos ainda imprecisos, do ponto de vista profissional, sociopolítico, cultural, económico, técnico, ético e jurídico.
Os participantes que querem apresentar comunicações, devem fazê-lo até ao dia 15 de abril, e em torno dos seguintes eixos temáticos:
1) Teoria e cultura do jornalismo: transformações/continuidade, valores-notícia, etc; 2) Convergência digital: multimédia, impresso/online, TV/Rádio/Imprensa, etc. 3) Mudança do estatuto e das práticas profissionais: relação com as fontes, multitasking, precariedade, etc. 4) Questões éticas e jurídicas: direitos de autor, plágios, fake news, publicidade encapotada, etc. 5) Transformações do modelo económico: publicidade, gratuidade/assinaturas, concentração de media e pluralismo, recurso aos estágios, etc. 6) (Re)criação de conteúdos: informação, conhecimento, publicidade, serviços e divertimento; 7) Concorrência dos “infomediários”: fornecedores de acesso, motores de busca, plataformas de partilha online, redes sociais, etc. 8) Novas escritas: multimédia storytelling, 3D, reportagens imersivas, fotojornalismo, jornalismo transmedia, etc. 9) Novas parcerias: jornalismo de investigação colaborativo, etc. 10) Imprensa especializada: regional e de proximidade, confessional, desportiva, económica, feminina, etc. 11) Públicos e audiências na era digital: receção, educação para os media, audimetria (click e views, prosumers, desintermediação, algoritmos e datification. 12) Outras linhas temáticas.
Mais informações em http://braga.ucp.pt/rpde2019/