A nossa vida em San Saba
Os jesuítas portugueses que estudam filosofia em Roma mostram como é a vida na comunidade de San Saba.
Os jesuítas portugueses que estudam filosofia em Roma mostram como é a vida na comunidade de San Saba.
A primeira premissa, que “Deus é Aquele maior do que o Qual nada pode ser pensado”, é falsa. Não porque diga demasiado da grandeza de Deus, mas porque diz demasiado pouco.
Da «Crença Justificada» à Fé Viva. O que é que tudo isto pode ter a ver com a Fé Cristã?
«Justifique a sua resposta» – Reacções a Gettier. Depois das objecções de Gettier, que futuro tem a Teoria Clássica do Conhecimento?
Quando o relógio pára – Os casos de Gettier. Como é que a história fictícia da minha amiga Maria pode derrubar a Teoria Clássica do Conhecimento?
O que significa dizer que alguém sabe alguma coisa? Há crenças e crenças – Teoria Clássica do Conhecimento.
O que significa dizer que conheço? Que nós, metendo entre parênteses a nossa (em parte boa, em parte triste) sede de utilidade, nos deixemos arrebatar pela maravilha de poder conhecer!
Tenho vindo a desenvolver a opinião de que, enquanto não nos atirarmos àquilo que na vida vale realmente a pena – e a Odisseia é uma dessas coisas – não chegamos ainda a viver.
Será cansativo? Sim. Mas, bem vistas as coisas, ninguém é ungido cavaleiro para poder descansar. E o Cavaleiro Estudantil não é excepção: unido aos seus irmãos, não repousará até que tenha conquistado todo o mundo para Sua Divina Majestade.
Enquanto que para os filósofos da Antiguidade o mundo era metaforicamente como um animal, na Modernidade é visto como um relógio. Para perceber este mecanismo, devemos olhar para a própria forma como olhamos.