A Casa da Torre, Centro de Espiritualidade e Cultura da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, quer criar uma plataforma de artistas que possa promover o diálogo entre a arte e a espiritualidade. Com esse objetivo, decidiu incluir na sua programação um primeiro encontro que suscite, progressivamente em cada um e na obra que brota de si mesmo, uma profunda experiência de sublime beleza, suscitadora de espaços de diálogo entre o sagrado e o profano, entre a experiência material da transcendência e a consciência humilde e livre de quem atravessa a natureza e a cultura sem querer aprisionar o espírito.
Esse momento 0 da criação desta plataforma acontecerá num encontro que decorrerá no dia 27 de janeiro, às 10h30, em Soutelo, dirigido a académicos e estudantes de Belas Artes, artistas profissionais e amadores, auto-autores, críticos de arte e artistas “fora da caixa”. As áreas artísticas abrangidas por este projeto são variadas: pintura, desenho, escultura, arquitetura, restauro, poesia, fotografia, música, dança, cinema, teatro, bem como todas as outras formas de realização artística.
Neste primeiro encontro, haverá uma conferência do P. João Sarmento, jesuíta escultor, com o tema: “Deus salve a arte contemporânea. Os pecados capitais e os artistas do nosso tempo”.
As inscrições são feitas diretamente na Casa da Torre.