A Brotéria vai reabrir na próxima segunda-feira, dia 8, após dois meses de portas fechadas. A grande novidade desta reabertura à cidade é a instalação da Snob, a livraria que ocupará o hall de entrada do Palácio dos Condes de Tomar, no Bairro Alto, em Lisboa.
Nascida em Guimarães, em 2013, e atualmente em Lisboa, com duas casas — a Travessa de Santa Quitéria 32A e, agora, a Brotéria – a Snob é uma livraria e editora independente. Um projeto pequeno levado a cabo pelo casal Duarte Pereira e a Rosa Azevedo, que vem agora habitar o centro cultural dos jesuítas. A escolha não é evidente, segundo o P. Francisco Mota, diretor-geral da Brotéria, que sublinha que “a Snob trabalha muito com literatura contemporânea e tem uma identidade muito diferente da nossa. É interessante para um projecto como este, que tem como missão principal o encontro entre a fé cristã e as culturas contemporâneas”.
Nesta nova fase, a Brotéria terá ainda algumas limitações, decorrentes da situação pandémica que se vive. O piso nobre será dedicado ao trabalho e investigação, contando com 14 espaços de trabalho, durante o mês de junho, disponíveis sob marcação. A programação cultural presencial está suspensa.
O café Brotéria reabre com novidades no menu e na esplanada do pátio; tem um banco novo e uma mesa de azulejos, desenhada pelos Pedrita, instalados na semana passada e que dão nova vida à esplanada! O menu terá alterações para melhor acompanhar as necessidades de almoços e a mudança de estação. Podem fazer-se reservas para almoços através do e-mail [email protected] e do telefone +351 918 726 966.
A exposição “TODAS AS COISAS”, no piso térreo, mantém-se aberta até 19 de junho na Galeria. A entrada é livre, mediante o uso de máscara (e lotação máxima de 3 pessoas).
A partir de agora, as pessoas podem subscrever a Brotéria ou comprar o número de cada mês diretamente no site broteria.org/revista/
Fotografia: Madalena Meneses