A revista Brotéria foi fundada há 120 anos. Nessa ocasião, três professores do Colégio de São Fiel (Louriçal do Campo, Beira Baixa) criaram a Brotéria: Revista de Sciencias Naturaes. Na altura, publicavam-se artigos de botânica, zoologia e genética, em muitos dos quais foram classificadas novas espécies de animais e plantas. Pouco tempo depois, passaram também a surgir artigos sobre química, física, medicina, biologia e agricultura. Em 1955, nasceu mais um ramo da Brotéria, a revista de Cristianismo e Cultura.
Atualmente a Brotéria não é só uma revista. Hoje faz parte do projeto multidisciplinar do centro cultural no Bairro Alto, onde de acordo com os seus responsáveis se propõe “uma forma redonda de ver aquilo que nos rodeia: oferecendo uma reflexão serena e rigorosa sobre o mundo e contribuindo para a discussão dos principais temas de hoje na literatura, política, arte, história, filosofia, religião e bioética.”
Aproveitando a celebração dos seus 120 anos, foi agora lançada uma campanha de assinaturas que permite oferecer a subscrição da Revista.