Brotéria abriu portas há três anos

Mesmo com a pandemia pelo meio, que obrigou a casa a fechar portas pouco tempo depois de abrir, pela Brotéria passaram, ao longo destes três anos, mais de 100 mil visitantes.

A Brotéria abriu portas há precisamente três anos.
Por esta nova casa dos jesuítas no Bairro Alto, em Lisboa, passaram, ao longo destes três anos, quase 100 mil visitantes, mesmo com a pandemia e vários confinamentos pelo meio que obrigaram a casa a encerrar pouco tempo depois de abrir. Ao longo destes anos, a Brotéria acolheu mais de 20 exposições na sua galeria, lançou mais de 30 números da sua emblemática revista (que em 2022 comemorou 120 anos de existência), organizou cerca de 400 conferências, cursos e lançamentos de livros. Além disso, a coleção de arte permanente da casa cresceu e a biblioteca está cada vez mais preparada para poder servir o seu objetivo.

“Estamos verdadeiramente agradecidos por tudo o que tem sido possível trazer à cidade, à cultura e ao cruzamento entre a fé cristã e as culturas urbanas contemporâneas”, reconhece o diretor da casa, P. Francisco Mota, sj, que avança que em 2023 a Brotéria pretende melhorar a receção e os espaços de circulação da casa e renovar o site para que seja mais amigável para quem o usa.

Sublinhando a gratidão para com todos os que apoiam a Brotéria, o P. Francisco Mota, sj lembra que todo o trabalho só é possível por haver muitas pessoas, famílias e parceiros que acreditam neste projeto. Em 2023, a Brotéria precisa de angariar cerca de 60.000€ em donativos para continuar a oferecer uma programação independente, rigorosa e dinâmica. Para isso, todas as contribuições são fundamentais.

Para ajudar a Brotéria, clique aqui.

 

Fotografia: Carmo Oliveira