Beira: cooperar para recuperar
Cinco meses após a passagem do ciclone IDAI, o P. Abel Bandeira, sj conta como a cidade da Beira recupera de uma das maiores catástrofes que afetou o território moçambicano.
Cinco meses após a passagem do ciclone IDAI, o P. Abel Bandeira, sj conta como a cidade da Beira recupera de uma das maiores catástrofes que afetou o território moçambicano.
O P. Abel Bandeira é jesuíta e está de passagem pela Venezuela. Neste texto relata-nos as dificuldades da população, que não consegue aceder a medicamentos e alimentos, e a violência que se vive num dia a dia controlado pelos militares.
No dia em que se assinala a festa de Santo Inácio, termina este relato da peregrinação do P. Abel Bandeira sj, que percorreu os passos do fundador dos jesuítas entre Loiola e Manresa. Um caminho sofrido mas de uma enorme consolação.
Foi um sacrifício físico grande percorrer 650 quilómetros entre Loiola e Manresa, nem sempre nas melhores condições, mas também uma exigência interior. O peregrino Abel Bandeira sj diz que nada foi em vão. Foi uma entrega por amor a Deus.
Caminhar aprendendo o valor da oração de intercessão. Abrir-se ao mundo, através das súplicas que recordam tantas necessidades. Deixar cair as pedras para erguer as mãos a Deus. Foi também esta a experiência do P. Abel, como Inácio.
Peregrinar confiado na Providência é garantir o pão nosso de cada dia. Foi essa a experiência do P. Abel Bandeira sj que caminhou de Loiola até Manresa, ao longo de 26 dias, sem nunca lhe faltar nada.
Poderá a verdadeira e pura alegria surgir de uma negação e rejeição? À partida parece difícil e Abel bem sentiu a dureza do não. Mas, recordando-se de Francisco de Assis, conseguiu transformá-lo em amor. Mesmo depois de um grande susto.
O lugar para dormir, a boleia na hora certa e a dica preciosa que garantiu uma boa noite de sono. Foi dos jovens que Abel, nesta caminhada entre Loiola e Manresa, recebeu maiores gestos de caridade. Porque sem medo e preconceitos confiaram.
O primeiro ensinamento desta caminhada feita pelo P. Abel Bandeira sj, de Loiola a Manresa, seguindo os passos de S. Inácio de Loiola, aconteceu logo ao segundo dia. Deus disse-me: “perdeste tudo mas eu vou dar-te alguma coisa”. Assim foi.
O P. Abel Bandeira sj peregrinou 26 dias, de Loiola até Manresa, pelos passos de S. Inácio. Na semana anterior à festa do fundador da Companhia (dia 31), um episódio diário desta história vivida a quatro pés e contada a quatro mãos.