O lado bom da desilusão
Enfrentar as nossas desilusões é inevitavelmente doloroso, pelo que requer disposição interior. Mas é assim que podemos caminhar de forma a nos tornarmos cada vez mais na pessoa que somos chamados a ser.
Enfrentar as nossas desilusões é inevitavelmente doloroso, pelo que requer disposição interior. Mas é assim que podemos caminhar de forma a nos tornarmos cada vez mais na pessoa que somos chamados a ser.
Cuidar do futuro de Monsanto ou cuidar da recuperação de outras paisagens, sonhando novos lugares de reconhecido valor ecológico e cultural, será, sempre, uma questão de justiça intergeracional.
Nunca tomámos tanta consciência da nossa necessidade de contacto com a natureza, como quando nos vimos obrigados a estar longe dela. Uma sociedade justa será aquela que conseguir colmatar esta necessidade para todos.
A conservação da biodiversidade é não só necessária para a prevenção de novas doenças, mas também constitui um bom investimento económico. Além das iniciativas dos governos e das instituições, há algumas coisas que podemos ir fazendo.
Para esta semana, a Brotéria recomenda uma exposição que revisita o trabalho do arquiteto paisagista responsável por alguns dos espaços verdes mais emblemáticos da cidade de Lisboa.
O contributo de Humboldt para o nosso entendimento sobre o funcionamento dos ecossistemas é enorme. O seu fascínio pela natureza e o seu anseio por encontrar relações entre todo o tipo de dados recolhidos, deu-nos a noção atual de Ecologia.
Ir às periferias existenciais é uma das missões mais pertinentes, complexas e necessárias para enfrentar a crise ecológica.
O louvor e a gratidão são destacados ao longo da encíclica, enquanto passo fundamental para o cuidado da casa comum. Também nós temos muito a agradecer durante esta semana Laudato Si´ convocada pelo Papa Francisco.
O argumento de o eucalipto ser a única opção rentável gera um discurso derrotista, que não promove um verdadeiro diálogo entre sociedade, investigação e governantes. Para uma paisagem alternativa servem tanto a utopia como o realismo.