Doutrina Social da Igreja: uma lente para ver a realidade
Bem articulados estes a Solidariedade e a Subsidiariedade garantem tanto o respeito pelo bem comum como o respeito pela dignidade da pessoa humana e da liberdade de cada organização.
Bem articulados estes a Solidariedade e a Subsidiariedade garantem tanto o respeito pelo bem comum como o respeito pela dignidade da pessoa humana e da liberdade de cada organização.
Se queres ser santo tens que ser tu próprio, falando com Jesus. Não tenhas medo do que Deus te possa pedir na oração, porque, como diz o Papa, “Ele respeita completamente a tua liberdade.”
O Ponto SJ procura enquadrar as recentes acusações de terrorismo imputadas pelo governo à Universidade Centro Americana (UCA), propriedade da Companhia de Jesus, no contexto repressivo que se vive na Nicarágua.
A segunda tentação a evitar é a de repetir tantas vezes a palavra todos que ela se torna vazia e oca. Há muitas pessoas que sentem ainda portas fechadas como muros intransponíveis.
A reflexão apresentada compreende que as redes sociais não são um mero instrumento, mas que como espaços transformam a nossa sensibilidade, a forma como sentimos e compreendemos a realidade.
Nossa Senhora está assim ligada a três dimensões essenciais da vida de Inácio: afeto, pobreza, obediência. Mas Inácio sabe que Maria é a mediadora e intercessora de uma graça que vem do Pai.
Há fatores que condicionam em algumas pessoas a sua capacidade de empatia. Mas a nossa empatia também foi sendo preparada cada vez que alguém nos disse: “já viste como o teu irmão ficou triste e magoado com o que lhe fizeste?”.
Para Nathalie Becquart é urgente uma liderança mais colaborativa e servidora na Igreja e mais capacidade de escuta para que todos se sintam envolvidos. Na véspera do Pentecostes, o Ponto SJ publica uma entrevista sobre o processo sinodal.
O jesuíta Javier Melloni tem a força e a transparência de quem vive enraizado em Deus. Isso fica claro nesta conversa com o Ponto SJ, em que antecipa alguns dos temas que discutirá nas conferências que dará em Portugal na próxima semana.
Na Páscoa somos tocados pelo Amor que não morre. Aprendemos a felicidade como o fruto da fidelidade. Aquele que servimos vive para sempre! A nossa felicidade é eterna.