Atividade literária do P. Vasco toca vida humana e espiritual das pessoas

Evento que decorreu nas novas instalações da Brotéria assinalou também a passagem dos livros do sacerdote jesuíta, antes publicados pelas Edições Tenacitas, para a Editorial AO.

Uma atividade literária que, ao longo de duas décadas, tem tocado muitas vidas, a nível humano e espiritual. A tónica foi sublinhada na sessão evocativa dos 20 anos de publicação editorial do P. Vasco Pinto de Magalhães, sj, que se realizou esta quarta-feira, dia 18, nas novas instalações da Brotéria, em Lisboa.

A audiência, que encheu o espaço onde se realizou o evento, teve oportunidade de recordar e agradecer a sabedoria e a forma como o sacerdote jesuíta comunica a todos as suas reflexões. Como o próprio autor sublinhou, o seu grande intuito é «escrever tendo diante de si as pessoas concretas e assim comunicar com uma linguagem simples, atual e que desperte a vontade de pensar os temas a fundo e trazê-los para a vida».

Sublinhando a importância da celebração dos 20 anos de atividade literária do P. Vasco Pinto de Magalhães, sj, o diretor da Editorial Apostolado da Oração (AO), P. António Valério, sj, destacou o modo como esta atividade foi tocando a vida humana e espiritual de tantas pessoas, com a riqueza e profundidade dos escritos do Autor.

O evento incluiu uma conversa entre o P. Vasco e a jornalista Ana Mafalda Inácio, que partiu da origem do livro “O Olhar e o Ver”,  editado há 20 anos. Este tempo de diálogo percorreu muitos temas que foram marcando a atividade do Autor ao longo destas duas décadas: a vida e o seu sentido, o pensamento crítico, a felicidade, a paz, o bem, o mal e a fé, entre outros.

A sessão, conduzida por Rita Carvalho, do Ponto SJ, assinalou também a passagem dos livros do sacerdote jesuíta, antes publicados pelas Edições Tenacitas, para a Editorial AO. O P. António Valério, sj agradeceu ao Diretor da Tenacitas, João Azevedo Mendes, a qualidade e dedicação do seu trabalho, afirmando a responsabilidade e gratidão com que a Editorial Apostolado da Oração acolhe estas obras e a sua história editorial, para continuar a disponibilizá-las no mercado, e com desejo de novas publicações.

Para João Azevedo Mendes, mais do que uma transmissão, esta passagem é uma «restituição», pois os livros deste autor jesuíta passam agora a ser editados por uma editorial da Companhia de Jesus. Este é um motivo de alegria. A partir da sua perspetiva de amizade para com o Autor e a Companhia de Jesus, foi possível conhecer os inícios da atividade editorial do P. Vasco Pinto de Magalhães, sj, que coincide com o início da Tenacitas, e perceber como esta atividade marcou o panorama literário católico no nosso país.

Os livros do P. Vasco Pinto de Magalhães, sj, estão disponíveis para venda na livraria online da Editorial AO.

Fotografias de Bruno Seabra.