Morreu o P. Manuel Ferreira, sj

Missionário em Moçambique durante quase toda a vida, tinha 84 anos e 66 de jesuíta. Missa de corpo presente será hoje às 19h, na Igreja do Colégio SJB, em Lisboa. Amanhã, dia 3, missa de exéquias, às 16h00, na Igreja de Ribeira do Fárrio.

Manuel Ferreira nasceu no Fárrio, Concelho de Ourém, Distrito de Santarém, no dia 03 de fevereiro de 1939 e entrou na Companhia de Jesus no dia 7 de setembro de 1956, em Soutelo. Em 1961 foi para Galarate, Itália, fazer a filosofia. Em 1964 foi destinado à Missão da Zambézia, onde fez o magistério, na Escola de Formação de Professores, na missão de Boroma. Em 1966 regressou à Europa e foi para Roma, Universidade Gregoriana, fazer a teologia e prosseguir para o doutoramento. Foi ordenado Sacerdote no dia 28 de junho de 1969, na Sé de Lisboa. Defendeu a tese, intitulada “Fé e Profecia em S. Hilário de Poitiers”, em 1973, publicada, em 1995, pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Fez a terceira provação no Canadá (1973) e depois regressou a Moçambique (missão de S. Benedito da Manga).

Em 1974 o P. Manuel foi nomeado mestre de Noviços. Fez os últimos votos no dia 17 de agosto de 1975, na Beira. Em 1976 o Noviciado fechou e o P. Manuel continuou na Manga como pároco e professor da Escola Secundária. Em 1979 mudou para a residência de Matacuane (Beira). Colaborava na Paróquia, dava aulas na Escola Secundária e era promotor vocacional. Entre 1984 e 1989 foi, de novo, mestre de Noviços. Em 1989/90 esteve em Roma num ano sabático e colaborou na secção portuguesa da Secretaria de Estado do Vaticano.

Regressando a Moçambique ficou no Maputo. Dedicou grande parte do seu tempo à formação de jovens religiosas e apoiava o serviço pastoral da Paróquia da Matola. Orientava Exercícios Espirituais e colaborou na Nunciatura Apostólica de Moçambique. Em 1996 foi para Tete como diretor do ESAM (Ensino Secundário Aberto Moçambicano) que inicialmente teve o nome de MOLU (Mozambique Open Learning Unit). Em 1997 voltou para o Maputo e foi professor no Instituto Superior de Ciências Religiosas, ISMMA (Instituto Superior Maria Mãe de África) e no Seminário teológico diocesano.

Em 2002, o P. Manuel regressou à Beira para ser o diretor espiritual dos Escolásticos, colaborando no Centro P. Cirilo e dando aulas no Seminário Diocesano. Foi nomeado coordenador do apostolado dos Exercícios.  Em 2014 foi nomeado sócio do mestre de Noviços e foi para a Casa do Noviciado na Manga.

Em 2015 começou a lecionar na Universidade Católica de Moçambique, na Beira. Em 2017 foi para a residência de S. Inácio, no Maputo, dedicado à docência no Seminário teológico diocesano, no ISMMA e exerce um apostolado de animação com jovens escritores moçambicanos.

Veio a Portugal em 2021 para tratar da saúde e ficou na comunidade do Colégio de S. João de Brito, Lisboa, até janeiro de 2023 quando regressou ao Maputo. Amigos escritores interessaram-se por recolher muitas das suas poesias que editaram num livro, “Serenidade”, lançado na Beira e no Maputo encontrando-se, o P. Manuel, já muito debilitado. Voltou para Lisboa no dia 12 de abril. O seu estado de saúde foi-se debilitando cada vez mais e no dia 27 foi internado. Faleceu no dia um de maio de 2023, em Lisboa.

No seu percurso de sofrimento mostrou uma grande serenidade fruto da consciência de uma vivida entregue e de uma fé testemunhada. O P. Manuel foi um religioso sempre disponível para ajudar espiritualmente quem dele se aproximava. Era um especialista em orientar Exercícios Espirituais graças à sua preparação e sobretudo ao interesse em se atualizar.

Celebrações fúnebres:

Terça-feira, dia 2 de maio: Missa de Corpo presente, às 19h, Igreja do Colégio São João de Brito, Lisboa

Quarta-feira, dia 3 de maio: Missa de Exéquias, às 16h00, Igreja Matriz de Ribeira do Fárrio, Ourém