Manuel Ferreira nasceu no Fárrio, Concelho de Ourém, Distrito de Santarém, no dia 03 de fevereiro de 1939 e entrou na Companhia de Jesus no dia 7 de setembro de 1956, em Soutelo. Em 1961 foi para Galarate, Itália, fazer a filosofia. Em 1964 foi destinado à Missão da Zambézia, onde fez o magistério, na Escola de Formação de Professores, na missão de Boroma. Em 1966 regressou à Europa e foi para Roma, Universidade Gregoriana, fazer a teologia e prosseguir para o doutoramento. Foi ordenado Sacerdote no dia 28 de junho de 1969, na Sé de Lisboa. Defendeu a tese, intitulada “Fé e Profecia em S. Hilário de Poitiers”, em 1973, publicada, em 1995, pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Fez a terceira provação no Canadá (1973) e depois regressou a Moçambique (missão de S. Benedito da Manga).
Em 1974 o P. Manuel foi nomeado mestre de Noviços. Fez os últimos votos no dia 17 de agosto de 1975, na Beira. Em 1976 o Noviciado fechou e o P. Manuel continuou na Manga como pároco e professor da Escola Secundária. Em 1979 mudou para a residência de Matacuane (Beira). Colaborava na Paróquia, dava aulas na Escola Secundária e era promotor vocacional. Entre 1984 e 1989 foi, de novo, mestre de Noviços. Em 1989/90 esteve em Roma num ano sabático e colaborou na secção portuguesa da Secretaria de Estado do Vaticano.
Regressando a Moçambique ficou no Maputo. Dedicou grande parte do seu tempo à formação de jovens religiosas e apoiava o serviço pastoral da Paróquia da Matola. Orientava Exercícios Espirituais e colaborou na Nunciatura Apostólica de Moçambique. Em 1996 foi para Tete como diretor do ESAM (Ensino Secundário Aberto Moçambicano) que inicialmente teve o nome de MOLU (Mozambique Open Learning Unit). Em 1997 voltou para o Maputo e foi professor no Instituto Superior de Ciências Religiosas, ISMMA (Instituto Superior Maria Mãe de África) e no Seminário teológico diocesano.
Em 2002, o P. Manuel regressou à Beira para ser o diretor espiritual dos Escolásticos, colaborando no Centro P. Cirilo e dando aulas no Seminário Diocesano. Foi nomeado coordenador do apostolado dos Exercícios. Em 2014 foi nomeado sócio do mestre de Noviços e foi para a Casa do Noviciado na Manga.
Em 2015 começou a lecionar na Universidade Católica de Moçambique, na Beira. Em 2017 foi para a residência de S. Inácio, no Maputo, dedicado à docência no Seminário teológico diocesano, no ISMMA e exerce um apostolado de animação com jovens escritores moçambicanos.
Veio a Portugal em 2021 para tratar da saúde e ficou na comunidade do Colégio de S. João de Brito, Lisboa, até janeiro de 2023 quando regressou ao Maputo. Amigos escritores interessaram-se por recolher muitas das suas poesias que editaram num livro, “Serenidade”, lançado na Beira e no Maputo encontrando-se, o P. Manuel, já muito debilitado. Voltou para Lisboa no dia 12 de abril. O seu estado de saúde foi-se debilitando cada vez mais e no dia 27 foi internado. Faleceu no dia um de maio de 2023, em Lisboa.
No seu percurso de sofrimento mostrou uma grande serenidade fruto da consciência de uma vivida entregue e de uma fé testemunhada. O P. Manuel foi um religioso sempre disponível para ajudar espiritualmente quem dele se aproximava. Era um especialista em orientar Exercícios Espirituais graças à sua preparação e sobretudo ao interesse em se atualizar.
Celebrações fúnebres:
Terça-feira, dia 2 de maio: Missa de Corpo presente, às 19h, Igreja do Colégio São João de Brito, Lisboa
Quarta-feira, dia 3 de maio: Missa de Exéquias, às 16h00, Igreja Matriz de Ribeira do Fárrio, Ourém