Mensageiro ao encontro da missão dos consagrados

Aprofundando a intenção do Papa deste mês, a revista Mensageiro reflete sobre o carisma e trabalho dos religiosos, neste caso os Irmãos de São João de Deus, que lidam com doentes mentais. Nesta edição uma resenha dos jovens, tema do Sínodo.

Em outubro, a intenção do Papa é sobre “a missão dos consagrados”, para que “reavivem o seu fervor missionário e estejam presentes entre os pobres, os marginalizados e aqueles que não têm voz”. Neste contexto, a revista Mensageiro do Coração de Jesus foi ao encontro dos Irmãos de São João de Deus, cujo carisma se centra na prestação de cuidados de saúde e apoio social humanizado aos doentes mentais, seguindo a regra “fazer bem o bem”. E o bem bem feito exige viver lado a lado com estas pessoas. “É uma outra dimensão da vida, que exige entrega e doação”, explica o Irmão Matias, superior da Comunidade de Barcelos, estabelecendo uma clara distinção entre “quem cuida como ocupação” e quem “está sempre com os doentes, vive com eles, de forma desprendida”. Um testemunho que encontra no “destaque” e que mostra por dentro a vida lado a lado com doentes mentais.

No dossier, Betânia Ribeiro e Cláudia Pereira fazem uma resenha sobre os jovens, as vocações e a Igreja, tendo como pano de fundo o Sínodo dos Bispos que se realiza este mês e que tem como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Um trabalho que inclui a abordagem do P. Eduardo Duque, Assistente do Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior, sobre o que os jovens pedem à Igreja, concluíndo que “quanto mais os jovens se sentirem parte da Igreja, maior será o compromisso e testemunho de fé no mundo em que vivem e convivem”.

O P. Miguel Gonçalves Ferreira, sj convida-nos a “Tirar a Bíblia da Estante para ler São Marcos” e propõe-nos que “sigamos Jesus no desprendimento e no serviço”. No “Em Família”, apresentamos-lhe um casal excecional, o Miguel Martins dos Santos e a Joana Morais e Castro, que depois de três filhos biológicos, decidiram adotar a Joana, uma menina com trissomia 21, com quem têm vindo a aprender “a linguagem da ternura”.

Ainda nesta edição, Rui Fernandes sj escreve “Sobre a beleza difícil da vida” e o psicólogo Diogo Soares pronuncia-se sobre a “Perda de sentido na juventude”. Folhei-e a revista com calma que vai gostar destes e de outros temas que vai encontrar.