Morreu o P. Francisco Pires Lopes, sj

Morreu na passada madrugada o P. Francisco Pires Lopes, sj. Tinha 88 anos de vida e 71 de jesuíta. Passou pela Radio Vaticano, foi professor de Sociologia e integrou a redação da Revista Brotéria desde 1976.

O P. Francisco Pires Lopes, sj entrou na Companhia de Jesus a 7 de setembro de 1946. Estudou Filosofia em Braga e Teologia na Bélgica. Antes dos estudos teológicos, passou entre 1954 e 1957 pelo Colégio de São João de Brito, em Lisboa,  onde fez o Magistério, uma experiência apostólica que os jesuítas fazem antes do estudo da Teologia.

Já depois de concluída a sua formação como jesuíta, trabalhou na Rádio Vaticano entre 1962 e 1963. Depois disso, estudaria Sociologia na Universidade de Deus em Bilbau e seria professor desta disciplina entre 1965 e 75 no Instituto Superior Económico e Social de Évora.

A partir de 1976 integrou a redação da revista Brotéria onde se revelou como um leitor dedicado e generoso, e um homem discreto. Deixa um enorme legado de recensões literárias que ficarão para sempre inscritas nas páginas da revista centenária dirigida pelos jesuítas.

Viveu em paz e agradecido a quem dele cuidou os último momentos de prova na doença.

Amanhã, sábado dia 9 de junho celebra-se Missa de corpo presente pelas 10h00 na Igreja do Colégio São João de Brito.
O funeral segue para o cemitério do Lumiar.

Nota: São muito poucas as fotografias que se guardam do P. Pires Lopes, a que ilustra este artigo é do dia da sua ordenação sacerdotal.