INA: perto na distância e juntos na adversidade

O caminho faz-se lado a lado, mão a mão: professores e pais, alunos e serviços, gestores, diretores e treinadores, confiados que há uma fortaleza invisível que se vai formando, ganhando espaço e cimentando ainda mais o que sempre nos une.

À semelhança de tantas escolas e colégios pelo país fora, o Instituto Nun’Alvres (INA), escola do Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso, está desde 8 de fevereiro a assegurar o acompanhamento dos seus alunos “em regime não presencial”. Está a aprender e a ensinar, a perseverar e a treinar resiliência e esperança.

Ensinam-se novos conceitos, consolidam-se conteúdos já abordados, aproveita-se para visitas e experiências virtuais, afinam-se calendários de estudo, aposta-se no esforço e trabalho sérios individual ou colaborativo e ajustam-se expectativas e sonhos de futuro. Vêem-se os alunos, os educadores e famílias à distância de ecrãs, mas sem máscaras.

E que bom tem sido!

É duro, é exigente, não há como desmentir. Já não há engodos, ingenuidades ou enganos. Estamos agora mais conscientes dos desafios que a distância física impõe, mas teimamos a “pôr boa cara ao mau tempo”, como partilhava connosco o Diretor Geral do Colégio – P. Carlos Carneiro, sj. Não nos deixaremos implodir, como se estivéssemos ameaçados ou condenados… e saudavelmente estaremos cá uns para os outros, e uns com os outros, a treinar as entranhas para a firmeza, a paciência e a esperança. Os outros precisam de cada um de nós, do que trazemos dentro, do que fazemos bem, do que trazemos de bondade e generosidade e estes são tempos de humanidade.

No INA o caminho faz-se lado a lado, mão a mão: professores e pais, alunos e serviços, gestores, diretores e treinadores, confiados que há uma fortaleza invisível que se vai formando, ganhando espaço e cimentando ainda mais o que sempre nos une ao “nosso Colégio”.

Todas as equipas e serviços têm mãos, cabeça e coração fora de si, ao serviço dos alunos e das suas famílias! Há atenção do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família a todos quantos possam estar a passar por provações maiores, enquanto o Gabinete Psicopedagógico vai ajudando com ferramentas e presença aqueles a quem possa faltar o ânimo ou o foco. O Gabinete de Saúde vai acompanhando as situações de doença ou isolamento que vão surgindo, enquanto os treinos desportivos acontecem com propostas criativas e animadas que põem todos a mexer. A equipa Pastoral acompanha cada um e acompanha-nos a todos com Missa Semanal e gestos de amor postos no concreto de cada dia.

Há amor por todos e para todos, por aqui. E chegando a cada casa, chegará ao mundo. Estamos certos disso.