Propostas Inacianas

Aqui encontram-se informações sobre grupos ou atividades de inspiração inaciana para a área das famílias. Também as obras jesuítas que oferecem essas atividades e esses grupos.

RELÓGIO DA FAMÍLIA

«O Relógio da Família» nasceu em Espanha e foi adaptado para a realidade portuguesa a partir da constatação de que passamos os dias ocupados a criar filhos, a ascender na carreira, a criar património (para deixar à descendência ou para uma reforma “segura”) e a achar que o matrimónio serve mais para dividir tarefas do que para o encontro de almas. Perdemos o hábito de fazermos síntese sobre a maneira como amamos, sendo mais companhia do que companheiros, em que raramente o tu figura na lista de prioridades; ou caímos no equivoco de vivermos mais das coisas do outro do que do outro em si.

FINS-DE-SEMANA PARA NOIVOS (cupav)

Fim-de-semana para amadurecer e preparar a tomada de decisão do casamento através de conferências, workshops e partilhas. Orientado pelo p. Carlos Azevedo Mendes, sj e por outros casais.

ESTAÇÃO DE SERVIÇO - Grupos de Recém-Casados (creu)

Para casais recém-casados que, depois de terem feito o CPM, queiram pertencer a um pequeno grupo onde possam trocar impressões ou partilhar algumas das vivências e desafios dos primeiros tempos de matrimónio. O grupo reúne-se mensalmente. Não é exclusivo para pessoas crentes, pois a maioria dos temas nem têm a ver com religião.

O NINHO VAZIO (Palmela)

Retiro para pais depois da saída dos filhos de casa.
Casa de Oração Sta. Rafaela Maria, Palmela
Escravas do Sagrado Coração de Jesus

DAMAS & VALETES (cupav)

É uma proposta do CUPAV para namorados (com o mínimo de 1 ano de namoro) e que pretendem aprofundar, discernir, refletir e rezar os passos do seu namoro.

ANDA COMIGO (creu)

Anda comigo para quem sabe que o futuro não se improvisa. Grupo para namorados, com o apoio e um casal e um jesuíta.

ESTAÇÃO DE SERVIÇO - "Parar para AbasteSer" (creu)

Uma espécie de dia de “Pós-CPM”, mas agora com a experiência de casados. Um dia para parar e conversar, a dois. Para casais com mais de 3 anos de casados. O esquema é preparado e orientado por três psicólogas (e aberto a crentes ou não crentes). Alguns dos temas propostos: diálogo, trabalho, parentalidade, intimidade, família alargada, tempo livre, gestão da casa, dificuldades e oportunidades da relação, etc.
estacaodeservico.cpm@gmail.com

1+1=3 (Palmela)

Fim-de-semana para namorados.
Casa de Oração Sta. Rafaela Maria, Palmela
Escravas do Sagrado Coração de Jesus