Faleceu o Irmão Rogério Leal

As cerimónias fúnebres do Ir. Rogério iniciam-se hoje, terça-feira, às 19.00, em Cernache, onde será celebrada missa. O funeral terá lugar amanhã, quarta-feira, às 11.00 na igreja paroquial de Santa Maria de Lamas, em Aveiro.

Morreu ontem, dia 12 de fevereiro, o Irmão Rogério de Oliveira Leal. O jesuíta de 84 anos faleceu, de forma inesperada, na enfermaria do Colégio São João de Brito, em Lisboa. Tinha 66 anos de Companhia de Jesus.

O Irmão Rogério nasceu em Santa Maria de Lamas, no distrito de Aveiro, no dia 28 de agosto de 1939. Entrou na Companhia de Jesus no dia 7 de setembro de 1957, em Soutelo, e, após dois anos de Noviciado, fez os primeiros votos a 8 de setembro de 1959. Depois continuou a residir na casa de Soutelo, onde trabalhava como ajudante do cozinheiro.

Em 1962 foi destinado ao Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache, onde também foi cozinheiro. Fez os últimos votos de jesuíta no dia 2 de fevereiro de 1973, no mesmo local.

Ao longo da sua vida, exerceu a arte culinária, com muita dedicação e competência, até 1985. Acumulava, também, atribuições de comprador e despenseiro. Exerceu estes cargos com muita responsabilidade sobretudo quando o colégio se abriu aos alunos da região e ultrapassava os 600 estudantes.

Em 1981 foi nomeado Administrador da Casa de Exercícios de S. José, situada na quinta de Cernache e, em 1988, nomeado seu diretor. Preocupou-se por apetrechar bem a Casa de Exercícios, de estilo antigo, adaptando-a, progressivamente, de modo a oferecer as melhores condições para os retirantes se sentirem confortáveis.  Em 2007 o Noviciado que estava na Casa se Nossa Senhora do Loreto, em Coimbra, passou para a Casa de Exercícios de S. José e o Ir. Rogério deixou de ser diretor.

Em 2014 passou a fazer parte da Comunidade do Noviciado e continuava a colaborar na administração do colégio.

A saúde ia-se debilitando com a idade e algumas moléstias que foram aparecendo. O catálogo da Província do ano de 2021 atribui-lhe a missão de rezar pela Igreja e pela Companhia. Em 2022 foi para a Enfermaria do Colégio de S. João de Brito, em Lisboa. Agravando-se o seu estado de saúde, faleceu no dia 12 de Fevereiro de 2024.

O Ir. Rogério era um bom religioso, muito dedicado à sua missão, amigo de todos e pronto a servir.

As cerimónias fúnebres do Ir. Rogério iniciam-se hoje, terça-feira, às 19.00, em Cernache, onde será celebrada missa. O funeral do terá lugar amanhã, quarta-feira, às 11.00 na igreja paroquial de Santa Maria de Lamas, em Aveiro.