CVX: a espiritualidade inaciana no mundo

XVII Assembleia Mundial da Comunidade de Vida Cristã (CVX) decorreu no final de julho, em Buenos Aires e contou com uma delegação de quatro portugueses. De lá trouxeram o desafio de aprofundar o processo de discernimento comunitário.

Foram dez dias de oração, partilha e reflexão. A XVII Assembleia Mundial da Comunidade de Vida Cristã (CVX) decorreu entre os dias 22 e 31 de julho, em Buenos Aires, e contou com a participação de uma delegação de quatro portugueses, três leigos e o assistente eclesiástico nacional, P. José Eduardo Lima, sj. Entre os participantes estava também o P. Hermínio Rico, sj, atual vice-assistente mundial da CVX. De lá trouxeram o coração cheio e dois desafios concretos. Um mais interno – aprofundar o conceito e o processo de discernimento comunitário -;  e outro mais virado para fora: partilhar com os outros o dom da espiritualidade inaciana e sair para o mundo.

Desafios que em Portugal serão postos em prática com relativa facilidade, acredita Carla Rebelo, presidente da CVX Portugal: “Por um lado, dada a sua dimensão, a comunidade tem já sectores com maturidade suficiente para acolher e aprofundar o que significa, na prática, um processo de discernimento comunitário; por outro, a chamada a partilhar o dom da espiritualidade inaciana encontra facilmente eco no desafio a que a CVX Portugal tem tentado responder, na medida dos seus meios,de acolher a tantos que anualmente desejam vir fazer caminho connosco.” Esta é, contudo, uma análise ainda preliminar, ressalva Carla Rebelo, lembrando que estes documentos precisam de tempo de amadurecimento nas comunidades nacionais.

O encontro dos responsáveis desta associação internacional de fiéis – composta por homens e mulheres, adultos e jovens – cujo carisma e a espiritualidade são muito marcados pelos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, contou com a participação de 205 delegados de 71 países diferentes, 50 dos quais Jesuítas. Uma experiência riquíssima, sublinha Carla Rebelo, afirmando que “é imensamente consolador saborear como uma comunidade tão diversa, de leigos e consagrados, se funde de uma forma absolutamente natural até formar um corpo único porque enxertado na fonte inesgotável que são os Exercícios Espirituais.”

Encontro%20reuniu%20250%20delegados%20de%2071%20pa%C3%ADses.
Encontro reuniu 250 delegados de 71 países.

Ao longo destes dias, os delegados puderam escutar testemunhos e contributos de vários oradores, de entre os quais se destaca Magdalena Palencia, uma mexicana com 60 anos de história na CVX, que relembrou a história de graça da CVX. A presença de AustenIvereigh, biógrafo do Papa, também foi importante para ajudar a compreender os fundamentos daquilo que move Francisco no seu zelo por uma Igreja verdadeiramente missionária. Curiosamente, a Assembleia decorreu no Colégio Máximo de S. José, em Buenos Aires, onde Jorge Mario Bergoglio foi reitor durante alguns anos e viveu quando era provincial. A reunião contou ainda, como é regra nas Assembleias Mundiais, com a presença do Superior Geral da Companhia, P.Arturo Sosa, que desafiou a CVX a ser uma comunidade de discernimento ao serviço da reconciliação.

Além da presença destes oradores, deste encontro Carla Rebelo destaca o desafio que o Comité Executivo lançou aos delegados de aprofundarem a graça da Assembleia (‘maior profundidade e integração na forma como vivemos o nosso carisma CVX’) através de um processo de discernimento comunitário em chave de Exercícios Espirituais. Esse processo durou 5 dias, incluindo um de silêncio integral, e foi muito intenso e envolvente, contribuindo para o aprofundamento do “sentido identitário e da capacidade de decidir em conjunto num espírito de genuíno discernimento orante.”

Em Portugal a CVX está organizada em seis regiões (Braga, Porto, Beira litoral, Beira interior, Sul e Além-Tejo), com grupos em 13 dioceses, que reúnem cerca de 1600 membros.

O carisma e a espiritualidade da CVX são inacianos. Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio constituem ao mesmo tempo a fonte específica deste carisma e o instrumento característico desta espiritualidade. As linhas da cristologia inaciana caracterizam o estilo de vida CVX: austero e simples, em solidariedade com os mais pobres e marginalizados, unificando a contemplação e a acção, vivendo o amor e o serviço na Igreja em todas as coisas, através do discernimento.