Tríduo de Renovação dos Votos

Este foi um tempo agradecido e de retomar baterias para a missão de anunciar o Senhor na simplicidade das nossas vidas!

Entre os passados dias 17 e 20 de fevereiro, nós, os escolásticos da Comunidade Pedro Arrupe, juntamente com os escolásticos António Ferreira da Silva sj e Francisco Montelhano sj estivemos na comunidade das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, que fica no complexo do Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde, para a realização do Tríduo de Renovação dos Votos. Estes foram dias para descansar dos afazeres do dia-a-dia, rezar e centrar o coração no Senhor. No final do retiro de três dias, renovámos o nosso compromisso realizado no final do noviciado.

Na Companhia de Jesus após os dois anos de noviciado os Jesuítas realizam os chamados primeiros votos ou votos de biénio que, como em todos os outros Institutos de Vida Consagrada realizam publicamente os conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência. A particularidade na Companhia face aos restantes Institutos Religiosos é que nesta, os referidos primeiros votos são perpétuos e não anuais ou trianuais como é mais comum (e que são paulatinamente renovados até aos votos finais). Internamente, porém, com vista preparar o espírito e o coração daqueles que se preparam para definitivamente entrar na Companhia de Jesus – que sucede com os chamados últimos votos ou votos solenes, os quais concluem formalmente a formação dos Jesuítas – S. Inácio prescreveu que, durante toda formação, os Jesuítas renovassem internamente e de seis em seis meses o compromisso dos seus votos religiosos, de modo a que estejamos atentos à forma como deixamos o Senhor trabalhar nas nossas vidas de consagrados em formação.

Acompanhou-nos neste retiro espiritual o padre António Santana sj, director da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal, que reside connosco na Comunidade Pedro Arrupe.

Este foi um tempo agradecido e de retomar baterias para a missão de anunciar o Senhor na simplicidade das nossas vidas!