O estudo da Psicologia na vida de um jesuíta
Uma entrevista em video com o Bruno!
Uma entrevista em video com o Bruno!
Nos relatos da Paixão, Maria e João parecem ausentes. Eles estão lá, mas o foco é Jesus. Escolhem padecer, passivamente, acompanhando a decisão de Jesus, com a dor e impotência inexprimíveis de quem vê o seu amado morrer…por mim e por ti.
Passamos metade do dia em contexto de trabalho. O modo como o experienciamos é o modo como vivemos metade do dia. A pergunta ilumina uma situação que ocupa o coração de muitos. Stuart Mill, Kant e Marx iluminam a resposta à pergunta.
« Talvez seja justamente a dúvida aquilo que protege ambos da reclusão exclusiva no seu próprio eu, o lugar em que a comunicação poderá realizar-se» (Joseph Ratzinger)
Quero comunicar que os pobres têm algo a ensinar! Mas como?! Aliás, o que provoca este desejo?! Calma, isto tem a ver com filosofia?! Conto o meu processo filosófico que também abarca experiências, memórias, interioridade e ajuda de outros.
A Natureza em 3 tempos, 3 faces do mesmo rosto. Como irmã, pois é criada como nós; como mãe, porque nos abarca, envolve e alimenta; e como avó, que está cá há muitos anos, assistindo ao que hoje chamamos história.
É só uma partilha de um irmão teu que, como tu, está em caminho com/para o Pai.
O que acontece quando 12 jesuítas se juntam para enfeitar uma casa para o Natal?
“… graças ao coração misericordioso do nosso Deus, que das alturas nos visita como sol nascente.” (Lc1, 78)