Casa da Torre organiza curso sobre discernimento em comum

Formação prática em Sinodalidade será feita em duas sessões de fim de semana: em novembro e em maio, e será orientada por formador jesuíta da escola de Salamanca, por psicóloga portuguesa e pelo diretor espiritual P. Pedro Cameira, sj.

A Casa da Torre – Centro de Espiritualidade e Cultura está a organizar um curso sobre Discernimento em comum – formação prática em sinodalidade. Esta iniciativa, organizada em duas sessões de fim de semana, será orientada pelo P. José de Pablo, sj, formador do Centro de Espiritualidade de Salamanca San Ignacio e que é também vice-assistente mundial da Comunidade de Vida Cristã (CVX), por Maria Clara Coelho, psicóloga, e pelo P. Pedro Cameira, sj, diretor espiritual, ambos já com o curso de Discernimento em Comum. Estas duas sessões decorrerão entre os dias 30 out a 3 novembro (1ª sessão) e o dia 30 de abril e a 4 de maio do próximo ano. Este curso pretende ser uma resposta ao chamamento da Igreja à prática e formação sinodal que nasce da escuta que brota da oração e da conversação no Espírito.

As sessões têm inicio no 1º dia ao jantar e final ao almoço do último dia. Com temas e práticas de conversação espiritual; escuta ativa; perguntas e modos de discernimento em grupo; regras de discernimento aplicadas a grupos; disposições interiores para decidir; modos de tomar decisão em grupo; os ciclos de um grupo; autoridade num grupo; reco consensos e dissentimentos.

O Discernimento em Comum (DC) é parte constitutiva da identidade da Companhia de Jesus. É um meio para equipas e grupos reconhecerem e escolherem o caminho para o maior serviço a Deus, nos seus contextos e missão particular. O Discernimento em comum insere-se num processo construtivo de decisão que vai além do debate, promovendo a escuta recíproca, a criatividade, e conduz a novas perspetivas. É um processo poderoso porque vai fortalecendo a liberdade interior dos membros de equipas e grupo.

Segundo refere o documento Instrumentum laboris para a sessão I da XVI Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos: “Tendo em conta a importância do diálogo no Espírito para animar a experiência vivida pela Igreja sinodal, a formação nesse método e, em particular, de facilitadores capazes  de acompanhar as comunidades na sua prática, é percebida como uma prioridade em  todos os níveis da vida eclesial e para todos os Batizados, começando pelos Ministros  ordenados, num espírito de corresponsabilidade e abertura para diferentes vocações  eclesiais. A formação para o diálogo no Espírito é a formação para ser uma Igreja  sinodal.”

Este curso destina-se a todas as pessoas com desejo de servir ou com ministérios em acompanhamento, guia e criação de equipas ou grupos nas suas comunidades de leigos, diocesanas ou religiosas.

As sessões têm inicio no 1º dia ao jantar e final ao almoço do último dia. Com temas e práticas de conversação espiritual; escuta ativa; perguntas e modos de discernimento em grupo; regras de discernimento aplicadas a grupos; disposições interiores para decidir; modos de tomar decisão em grupo; os ciclos de um grupo; autoridade num grupo; reco consensos e dissentimentos. Diariamente haverá tempo para oração pessoal e comunitária, exercícios práticos e celebração da eucaristia.

As sessões decorrerão na Casa da Torre, Centro de Espiritualidade e Cultura, localizada na Avenida dos Viscondes da Torre, 80.  4730-579 Soutelo VVD, Portugal.

A inscrição é feita para as duas sessões.

Contactos e inscrição: [email protected]; +351 253 310 400; +351 917 750 762.