Para quando um compromisso da sociedade com a erradicação da pobreza?
É urgente uma mobilização e compromisso coletivos, em que cada um, na sua área de influência, faça efetivamente a diferença.
É urgente uma mobilização e compromisso coletivos, em que cada um, na sua área de influência, faça efetivamente a diferença.
Que estas questões permaneçam na nossa oração, que nos ajudem a tomar as melhores decisões que podemos e sabemos, mas que sobretudo nos lembremos sempre de nunca deixar ninguém de fora.
Associar o sofrimento ao Amor e recusar o sofrimento como punição ou castigo continua a ser revolucionário em muitas partes do nosso mundo em 2024.
As pessoas com deficiência são pessoas com capacidades e incapacidades que, por causa da sua incapacidade, precisam de mais tempo para mostrar as suas muitas capacidades, iguais a todas as pessoas em dignidade, com deveres e direitos.
Na pandemia encontram-se as dificuldades concretas dos pais que tiveram que deixar para trás os seus trabalhos para cuidar dos filhos em casa. Não é justo. Cada um de nós tem um papel a desempenhar na melhoria de condições de vida de todos.
Vou encontrar resistência para aceder aos sacramentos, para me inscrever na catequese, para ir à missa porque faço barulho ou porque não me comporto de acordo com as normas.
Nas vésperas do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a assinalar na terça-feira, dia 3, quatro mães de filhos com deficiência escrevem manifesto contra o medo e para chamar a atenção para a indiferença que sofrem estas pessoas.
O mundo das pessoas com deficiência é mais pequeno do que o mundo das pessoas sem deficiência. Infelizmente. Não tem que ser exactamente assim, podemos reduzir esta diferença.
No filme Campões, a veracidade das personagens remete para a vida do dia-a-dia de quem lida com a deficiência. Precisamos de campeões da vida! Campeões que nos ajudem a viver na lógica do coração. Estreia na próxima semana, a 4 de julho.
Jean Vanier morreu dia 7 de maio, aos 90 anos. Chamado de Profeta da Ternura e Nobel da Espiritualidade, foi co-fundador de duas organizações internacionais para pessoas com deficiência intelectual. Um testemunho que mudou a vida de muitos.