4º Domingo de Quaresma – Retiro Online

No Evangelho deste IV Domingo de Quaresma (Jo 9, 1-41), Jesus caminha pela rua e encontra um cego de nascença, o que leva os discípulos a questionarem-se pela origem deste ‘castigo’.

Que a alegria e a paz de Cristo estejam consigo!

No Evangelho deste IV Domingo de Quaresma (Jo 9, 1-41), Jesus caminha pela rua e encontra um cego de nascença, o que leva os discípulos a questionarem-se pela origem deste ‘castigo’. Estão, como tantas vezes nós, na lógica da retribuição: “alguma coisa de mal fizeram para que isto lhes acontecesse!” Jesus, surpreendentemente, guia-os para uma nova compreensão, que revela a profundidade simbólica desta passagem: esta cegueira é lugar das maravilhas de Deus.

Somos capazes de olhar para os nossos limites como lugares onde Deus quer manifestar a sua graça? É assim que o Senhor quer habitar as contrariedades da nossa vida. Porque resistimos à graça e abraçamos o fatalismo, quando o Senhor quer fazer das nossas vidas uma Divina Comédia, de alegres e sucessivas ressurreições?

Abramos a nossa Quaresma à presença de Deus. Deixemos a sua luz derrubar os obstáculos e derrotar as sombras. É a luz terna e suave de Deus, como descreve São Newman, quem nos guia na vida.

Deixemos a Deus o protagonismo desta Quaresma, que no seu Filho se aproxima para nos restituir o dom da visão.

Uma santa Quaresma! E que o Senhor nos abençoe!