Missões universitárias animam Casarão

Novo espaço da pastoral universitária de Évora, denominado Casarão, abriu há seis meses mas a sua dinâmica intensificou-se bastante com a realização da primeira missão universitária que este ano já levou 50 jovens para o terreno ajudar e animar quem mais precisa.

O Casarão é um espaço da pastoral universitária de Évora, inaugurado no dia 11 de outubro do ano passado, orientado pelo P. Fernando Ribeiro, sj em conjunto com um grupo de jovens animadores denominados “caseiros”. Este espaço está aberto há seis meses, mas foi agora, após as Missões Universitárias, que se começaram a notar os grandes frutos de um projeto que foi durante tanto tempo sonhado para a cidade de Évora.

Pela primeira vez este ano, abriram missões na universidade de Évora. Sob o projeto da Missão País – que nos últimos anos tem levado milhares de universitários a fazer trabalho de voluntariado e missão em muitas zonas do país –  dois estudantes desta universidade acharam que era hora de acolher este projeto; puseram mão à obra e durante os últimos meses trabalharam com uma equipa de seis chefes e um padre jesuíta, para levarem 50 estudantes a missionar em Mourão, de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. A sua intervenção incidiu nos lares, escolas e comunidades de todo o concelho. Durante esta semana, e com o tema “A paz esteja em tua casa”, os universitários procuraram levar às casas e ao coração de cada pessoa a Paz.

No pós-Missão, o Casarão ganhou uma nova vida. As missas de quarta-feira passaram de vinte estudantes universitários para setenta, e deixaram de existir tardes onde esta era uma “casa” frequentada por alguns universitários para ser uma “casa” frequentada por muitos.

Com o início de um novo semestre, nascem também novos desafios e novas propostas. Durante os próximos seis meses, depois das missas de quarta-feira, às 19:15h, o Casarão apresenta as quartas-feiras musicais, onde estudantes da escola de música se juntam e apresentam diversos estilos musicais. Às quintas-feiras será introduzido um espaço de diálogo: “1/2 de Fé”, onde durante meia hora serão discutidos temas teológicos e bíblicos. Espera-se também, para breve, a criação de um grupo de voluntariado missionário para todos os estudantes que se recusam a ser “jovens do sofá”.