“A OFICINA é a minha segunda família”. É uma das frases que vamos ouvindo ano após ano dos nossos alunos. É uma expressão simples que expressa a forma como a escola é acolhida no coração de cada aluno, como é vivida no dia-a-dia, seja ele em regime presencial ou à distância.
Como em todas as famílias, neste tempo de pandemia, tivemos que nos readaptar, traçar novos horizontes, fortalecer laços, curar feridas, consolar aqueles que neste momento estão a atravessar uma fase difícil.
Com o regresso do ensino online, mais do que as rotinas do final do último ano letivo anterior, aprofundamos o cuidado a cada aluno, a cada docente, a cada família. Para isso implementamos algumas medidas para darmos resposta aos novos desafios do ensino em que a distância física parece ser um entrave à aprendizagem, à relação, ao cuidado, à proximidade.
Alguns exemplos: uma comunicação mais próxima e mais instantânea através do serviço de e-mail e do novo serviço de WhatsApp; horários equilibrados entre aulas síncronas e aulas assíncronas; reuniões online com pais e alunos; apoio psicológico online através do Gabinete de Apoio ao Aluno; implementação de novas plataformas de comunicação e aprendizagem (Zoom, Escola Virtual, Classroom), apoio psicológico aos docentes e não docentes; empréstimos de mais de 50 computadores aos alunos mais carenciados, reanimar de energias com a participação em projetos, desde logo o projeto Bgreen; formação técnica e espiritual, com especial destaque para a espiritualidade inaciana; apoio a famílias mais carenciadas através do gabinete social.
São pequenas medidas que todos os dias tocam mais de trezentos alunos, trinta professores e seis prefeitos numa escola em que o que nos define é o cuidado integral a cada pessoa.