Via Sacra CVX – A Paixão do Mundo

Na Semana Santa vivemos uma experiência comunitária muito forte e bonita, inspirada na encíclica do Papa Francisco "Laudato Si" sobre o cuidado da casa comum, a Via Sacra organizada pela CVX para toda a comunidade, desta vez preparada com muito carinho e empenho pelo Grupo Máfia.

Querida Comunidade CVX,

 

Foi uma verdadeira reflexão sobre o nosso pecado e o nosso compromisso com o Mundo. Fazer o caminho da paixão com Cristo através da contemplação da “Paixão do mundo”, com os nossos sentidos, tomando consciência do nosso pecado e do seu impacto na natureza que Deus colocou ao nosso dispor, foi uma forma privilegiada de percorrer esta via de Amor inspirados pela Encíclica do Papa Francisco.

A oração em cada Estação foi acompanhada por um texto da paixão de Cristo e também por fotografias, filmes, reportagens e reflexões sobre o impacto no mundo das nossas escolhas pessoais, sobre a poluição resultante da atividade humana e as consequentes alterações climáticas e suas repercussões.

No final foi-nos proposto que escolhêssemos gestos simples no nosso dia a dia que possamos começar a fazer e que discerníssemos sobre formas mais sérias e profundas de nos entregarmos à protecção deste planeta, de modo a melhor “louvar, reverenciar e servir a Deus Nosso Senhor” e interiorizar que as “coisas sobre a face da terra são criadas para o homem, a fim de ajudá-lo a alcançar o fim para que foi criado”.

Um muito obrigada ao grupo Máfia por se terem disponibilizado, e com tanto empenho e alegria, a prestar este serviço de nos ajudar a entrar no Mistério Pascal.
Foram momentos fortes,  consoladores e muito profundos e foi com muita alegria que assistimos a uma grande adesão e participação de toda a comunidade do Porto.

Partilhamos com todos alguns testemunhos e algumas fotografias desta noite em que vivemos com o Senhor Jesus a morte e a esperança da Ressurreição, espelhados no mundo em que habitamos.

 

“Parabéns CVX pela Via Sacra deste ano. Muito atual, muito fundamentada na protecção da Casa Comum como tanto pede o Papa Francisco, usando imagens e documentários muito fortes. Gostei especialmente de identificar o sofrimento de Cristo na Sua paixão, com o sofrimento do planeta e dos povos mais atingidos.”
Conceição Almeida, Animadora do grupo Providência”

 

“A Via Sacra de Jesus revela-nos o caminho de Jesus para o Calvário, com uma cruz que remiu o mundo. Prolonga-se, hoje, no grito da mãe terra ferida em suas entranhas, escarnecida, espoliada e maltratada. Permaneçamos aos pés da Cruz, com Maria, aguardando paciente e amorosamente a redenção. Em ligação permanente com o Cristo da Cruz, não esqueçamos a 15.”º Estação – a Ressurreição.”
Paula Melo, Grupo KOINONIA

“Um ambiente calmo e acolhedor esperava-nos , era a noite da via sacra no Creu . Há anos que a CVX nos oferece este serão para nos aproximarmos uns dos outros e meditarmos no sofrimento de Cristo, sentirmos as  Suas  chagas nas realidades gritantes do nosso dia a dia . Como construir a casa comum sem magoar, sem desperdiçar, sem maltratar …. sentir o sofrimento de tantos, ver o desastre ecológico … Só com a luz do Ressuscitado poderemos apaziguar algumas feridas, “ fica connosco Senhor “.
Aleluia, Aleluia!”
Vera Menéres, Animadora do grupo Excepcionalmente

 

“Com uma pequena introdução sobre cada estação da via sacra e um documentário sobre alguns dos problemas ambientais, deram-nos, sobretudo, tempo para refletir nestes temas e nestas comparações, com um fundo musical bem escolhido e numa sala repleta de gente.
Provavelmente, fomos todos para as nossas casas a pensar no que poderíamos já ter feito, e o que poderemos fazer desde já, para minimizar os danos no planeta, o que vem reforçar o que sabíamos sobre as máfias: são eficazes. Ficamos a saber que, esta, também é criativa!”

Maria João Couto

 

Um grande obrigada a todos!

Via%20Sacra
Via Sacra
Via%20Sacra
Via Sacra
Grupo%20M%C3%A1fia
Grupo Máfia