A CVX em Portugal

Em Portugal, a CVX conta com 1586 membros, que se reunem em cerca de 150 grupos.  

A CVX-P organiza-se territorialmente em 6 regiões: Região de Braga (grupos em Braga, Viana do Castelo, Guimarães e Póvoa de Varzim), com sede em Braga; Região do Porto (grupos no Porto, Famalicão e Santo Tirso), com sede no Porto; Região da Beira Interior (grupos na Covilhã e Castelo Branco), com sede na Covilhã; Região da Beira Litoral (grupos em Coimbra, Viseu, Aveiro e Leiria), com sede em Coimbra; Região Sul, com sede em Lisboa (grupos em Lisboa, Santarém e Almada); Região Além-Tejo (grupos em Évora, Beja e Portalegre), com sede em Évora. Cada Região tem uma Equipa Regional, eleita pelos membros CVX da respectiva região.

A CVX-P é liderada pela Equipa Nacional, eleita a cada 4 anos. As Equipas Regionais reúnem-se regularmente com a Equipa Nacional, formando a Assembleia de Responsáveis, orgão consultivo da Equipa Nacional.

Apesar desta organização em Portugal, a CVX é uma só Comunidade Mundial, presente em mais de sessenta países

 

Membros

Grupos

Regiões

Comunidade Mundial

Equipa nacional

A Equipa Nacional, eleita na Assembleia Nacional, que se realiza a cada três anos, tem como funções, entre outras,  animar a vida da CVX-P, zelando pelo seu carisma e dinamizando o cumprimento das orientações e decisões das Assembleias Mundial e Nacional,  promover a formação cristã e CVX dos membros da CVX-P, nomeando, para o efeito, uma Equipa de Formação, receber os compromissos permanentes,  fixar o valor da quotização dos membros, representar a CVX-P dentro e fora das estruturas da Igreja, nomeadamente na orgânica internacional da CVX e na colaboração com a Companhia de Jesus, designar os representantes da CVX-P às Assembleias Mundiais e manter um Secretariado Executivo.

É constituida por cinco membros eleitos e um – o Assistente Nacional – designado pelo Superior Provincial da Companhia de Jesus.

 

Regiões

 

A CVX-P organiza-se territorialmente em 6 regiões.
Cada Região tem uma Equipa Regional, eleita pelos membros CVX da respectiva região. As Equipas Regionais reúnem-se regularmente com a Equipa Nacional, formando a Assembleia de Responsáveis, orgão consultivo da Equipa Nacional.

Região de Braga

Grupos em Braga, Guimarães, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim e Santo Tirso, com sede em Braga

Região da Beira Litoral

Grupos em Coimbra, Aveiro, Viseu e Leiria, com sede em Coimbra

Região do Porto

Grupos no Porto, Famalicão e Santo Tirso, com sede no Porto

Região Sul

Grupos em Lisboa, Santarém e Almada, com sede em Lisboa

Região da Beira Interior

Grupos na Covilhã e Castelo Branco, com sede na Covilhã

Região Além-Tejo

Grupos em Évora, Beja e Portalegre, com sede em Évora