Via Sacra CVX

Eram 21h30 e tinha chegado o momento de nos unirmos neste tempo de Quaresma e juntos fazermos caminho até à Cruz, com o tema "O SAGRADO - CAMINHO DO MEU VIZINHO".

Eram 21h30 e tinha chegado o momento de nos unirmos neste tempo de Quaresma e juntos fazermos caminho até à Cruz, com o tema “O SAGRADO – CAMINHO DO MEU VIZINHO”.

Fomos convidados a rezar a Via Sacra, estação a estação, acompanhando os testemunhos pessoais de vida e de esperança, a partir de situações reais de quem sofre e carrega a sua cruz, tantas vezes invisível e despercebida ao nosso olhar fugaz. Foi um momento único, de verdadeira comunhão que se sentiu e viveu em cada casa e em cada família que se reuniu à volta de um ecrã, para rezar a Via Sacra. Obrigada a todo o grupo Santo Afonso do Ligório da CVX Porto e a todos que anomimamente rezaram connosco a sua vida! Obrigada por cada estação, cada leitura, cada música e cada pintura e por todos os sentimentos que podemos viver nesta noite com o Senhor Jesus.

“Apesar de “repetido”, apesar de uma segunda Quaresma em modo confinamento e “online”, não passou de facto a ser normal. Esta nossa vivência quaresmal e sobretudo pascal, tão essenciais ao nosso ADN cristão desenham-se precisamente na sua essência de caminho partilhado com outros juntos e não por cada um em sua casa. E se é verdade para as celebrações no geral, mais verdade o é para uma Via Sacra. No entanto é essa das maiores lições que as vias sacras da nossa vida têm para dar: há dureza no caminho que pode e deve ser acompanhada pelos outros e por Deus, mas há também, mais que dureza, uma grande luz e consolação para quem acredita, não apenas no fim do caminho mas em permanência. As nossas durezas são sempre atravessadas pela luz de Jesus. E este ano foi bonito acreditar juntos com os testemunhos de pessoas tão diversas, tão generosas, tão fieis, tão entregues. Cada pessoa no seu canto de missão deste mundo, cada pessoa unida por um fio invisível (não de internet, mas de oração) às nossas comunidades, à nossa comunidade. Ainda há caminho, mas este pedaço já foi bonito”.

Andreia Carvalho, membro do grupo Tudo ao Molho é Fé em Deus

“Extremamente tocante que me fez sentir dor e pequenez. Começou logo pelo tema "O Sagrado Caminho do meu Vizinho Desassossego, inquietação… Quando é que eu deixo que os meus olhos se cruzem com os de Jesus?! Não desviar o olhar! Aceitar as sombras e as luzes que há em mim e nos outros. Ver o Senhor nos idosos. Tocaram-me os testemunhos e as pausas. Os desenhos que representavam cenas reais, a verdade nua e crua, aquilo que nem sempre me apetece ver… Tantos Cireneus, meu Deus! Obrigada”!

Angélica Miranda, membro do grupo Máfia