Formação: A Oração do Exame

Palavras para quê? Foi mais uma noite única onde tivemos casa cheia, com membros mais novos e mais antigos, universitários, dos juniores aos seniores!

“Não sou assídua. Falho muitos destes encontros, mas cheguei ao CREU e senti-me em casa. Três ou quatro rostos conhecidos, sorrisos simples e acolhedores e toca a começar que o dia foi longo e a noite é curta.

A Bé apresenta com cuidado a irmã Goreti e o tema da noite. A comunidade anseia por pistas que tornem acessível o Exame Inaciano, que para quem já tentou, pode ser desafiador e exasperante, mas que se adivinha transformador. Os testemunhos são importantes por isso a equipa convidou a Clô e a Rosa.

“A melhor forma de falar da Oração do Exame é …rezá-lo”, descaiu a irmã Goreti. Mas somos todos seres racionais e gostamos de coisas estruturadas por isso a apresentação contou com um ppt baseado no livro: “Oração do Exame”. O caminho apresentado é simples:

Gratidão – Em primeiro lugar é reconhecermo-nos na presença do Senhor afinal nada pode começar melhor do que uma conversa com um grande amigo e sentirmos gratidão pela Sua presença no nosso dia.

Petição – O ponto seguinte trabalha a humildade de nos percebermos criaturas dependentes pedindo-lhe a Graça de que, “de mãos dadas com Ele” como dizia a irmã Goreti, percorrendo hora a hora, período a período do nosso dia, tenhamos clareza sobre os momentos de desolação e de consolação.

Revisão – Até aqui tudo é pacífico e se ainda estivermos de consciência acordada entramos na parte desafiadora: o detalhe de como reagimos ou identificamos esses momentos de consolação e desolação.

Perdão – O quarto ponto é sem dúvida o mais difícil porque implica pedir perdão e perdoar, aos outros e a nós mesmos, aceitando a Graça de que Ele nos ama e nos levanta ali, onde caímos.

Renovação – A transformação da vida vem com o quinto ponto em que propomos a mudança de algo que percebemos ser necessário mudar, algo Pequeno, Pessoal, Possível e Progressivo, porque sim, isto é para acontecer todos os dias, toda a nossa vida.

Os testemunhos foram a vida real: as dificuldades e estratégias, o compromisso e a perseverança em refazer o caminho. Ficou-me a humildade com que a Clotilde e a Rosa partilharam a sua vida e a força que a oração do Exame tem no dia a dia familiar e até profissional, afinal a vida é só uma.”

Paula Ribeiro, Membro do Grupo Koinonia

 

Como habitual deixamos alguns registos fotográficos desta grande noite!!

Até breve. Obrigada a todos que estiveram presentes!

A Equipa Serviço CVX Porto
Ana Braga, Ana Sampaio Bahia, Dina Cunha, José Pedro Rodrigues, Maria Amorim e Rita Negrão