Compromisso Temporário – Ecos e partilhas de uma noite de (ad)oração

Foi com enorme alegria que a Equipa da CVX Porto acompanhou o percurso de nove dos seus membros, no seu processo de discernimento para a realização do Compromisso Temporário.

Foi com enorme alegria que a Equipa da CVX Porto acompanhou o percurso de nove dos seus membros, no seu processo de discernimento para a realização do Compromisso Temporário.
Relembrando as palavras do Padre Mário Garcia sj, este “envio para a frente com outros” sublinha a beleza deste compromisso com Deus através da Comunidade CVX.

Para terminar este percurso de oração interior, quisemos com estes compromitentes viver uma noite de oração e partilha, dando sentido comunitário alargado a este momento tão importante para todos nós.
A noite começou com um momento de Reconciliação, sinal de um novo recomeço e de união com o Deus criador, seguindo-se um momento de oração e finalizado por uma pequena partilha individual do que foi e do que significa este compromisso em comunidade.

Saímos todos desta noite de oração e partilha, a saborear os frutos desta caminhada tão discernida e comprometida por todos os que decidiram fazer o seu compromisso este ano.

Como escreveu o Padre Vasco Pinto Magalhães sj, em “Onde há crise há esperança”: “O discernimento não é só para um momento da vida, nem o exercício de algumas escolhas necessárias. Deve ser o próprio estilo de vida, um modo de estar. Devemos viver em processo contínuo de discernir, de deslindar, de procurar a vontade de Deus em tudo e para tudo, ousando o risco da confiança no Espírito”.

“A noite de preparação para o compromisso temporário foi um momento importante de confirmação em comunidade e culminar do caminho para o compromisso temporário com a CVX. Partilhar o meu caminho de preparação ao longo deste ano e escutar as partilhas dos restantes membros que entretanto também se comprometeram foi muito enriquecedor, em especial por poder testemunhar os diversos percursos dos membros neste mesmo caminho e nesta mesma espiritualidade, vividos de maneira tão individual e ao mesmo tempo com tanto em comum. Além disso, foi também mais um momento de sentimento de comunidade CVX alargada, que tanto me agrada, por me sentir mais próximo de sentir a verdadeira dimensão global da nossa comunidade. Agradeço profundamente a Nosso Senhor mais este momento comunitário e de crescimento espiritual.”  

José Pedro Coelho, membro do Grupo Sopro Leve

“O dia em que fizemos o compromisso temporário foi, sem dúvida, um dia especial por diversos motivos. Foi o culminar de uma etapa de alguns anos em CVX, que se tornou ainda mais especial não só por assumir publicamente este compromisso mas também por tê-lo podido fazer na presença do Bispo do Porto, D. Manuel Linda. Foi um processo de discernimento que tive o privilégio de fazer com o meu Grupo CVX mas também com outros, de outros grupos, que partilham do mesmo sentimento de pertença e sentido de missão. Somos todos, verdadeiramente, “Amigos no Senhor”!”

Maria Freitas Telles, membro do Grupo Tudo ao Molho e Fé em Deus e membro da Equipa CVX Porto

Este compromisso que se realizou na Eucaristia de dia 6 de julho, com a presença do nosso Bispo D. Manuel Linda, foi um sinal de crescimento e amadurecimento da nossa Comunidade.

Obrigada, António, Cármen, Conceição, Inês, José Pedro, Maria, Marta, Paula e Sérgio que Deus vos acompanhe, sempre, nas vossas vidas e na vossa caminhada de Fé.

Obrigada pelo vosso testemunho e pela seriedade com que viveram esta grande alegria em Comunidade.

Aqui ficam alguns registos desta bonita noite!

Ant%C3%B3nio%20Costa%3B%20Concei%C3%A7%C3%A3o%20Almeida%3B%20Paula%20Melo%3B%20Jos%C3%A9%20Pedro%20Coelho%3B%20S%C3%A9rgio%20Almeida%3B%20Maria%20Freitas%3B%20Marta%20Pires%3B%20In%C3%AAs%20Caeiro%3B%20C%C3%A1rmen%20Guimar%C3%A3es%20(Dirt.%20para%20Esq.)
António Costa; Conceição Almeida; Paula Melo; José Pedro Coelho; Sérgio Almeida; Maria Freitas; Marta Pires; Inês Caeiro; Cármen Guimarães (Dirt. para Esq.)