Ciclo CVX Iniciação – O Exame Inaciano

Mais um momento de formação para os nossos grupos da etapa da iniciação. Para além da orientação (cheia de vida) do Pe. Samuel Beirão, estiveram presentes a Rosa e a Clô para darem o seu testemunho.

Para além dos nossos convidados, que muito agradecemos a disponibilidade e generosidade, foi com grande alegria que acolhemos mais de 50 membros de toda a região Porto, neste momento de formação. A vontade, o desejo, a sede de estarmos juntos é grande, mas por enquanto, vamos rezando e alegrando uns aos outros por estas vias mais tecnológicas!

Que serão tão bem passado, a rezar e partilhar a ferramenta mais importante que Santo Inácio nos deixou: o Oração do Exame!

“Ainda que de forma digital, este encontro para falar sobre o Exame Inaciano foi verdadeiramente consolador, principalmente nestes tempos difíceis que vivemos. Ainda sou muito pouco experiente nestas andanças, pois apenas iniciei o meu caminho na CVX há pouco mais de um ano.

O P. Samuel Beirão ajudou-nos a compreender o essencial do Exame com a sua linguagem tão prática e profunda, capaz de chegar a todos. Deixou-nos com a certeza de que ainda que exigente, é uma ferramenta fundamental na nossa relação com Deus. Tivemos ainda a oportunidade de ouvir o testemunho da Clô e Rosa que, com a sua sinceridade e humildade, partilharam como tem sido uma grande aventura incluir o Exame Inaciano nas suas vidas.

Para mim, este encontro veio clarificar e descomplicar o Exame Inaciano. Espero que também traga muitos frutos para todos os membros desta grande comunidade que se fez presente. Tenho a certeza de que vontade não nos falta! Não posso terminar sem agradecer a forma como nos vão acolhendo e guiando neste caminho que partilhamos todos”.

Joana Fonseca, membro do grupo CVX_U Caldinhas

 

“Sou novata nesta caminhada. Iniciada, em Outubro de 2020. Mas curiosa e crente.

A Formação do passado dia 11 de Fevereiro contribuiu para isso, ao ter dado a conhecer ferramentas que, com certeza, nos levam mais perto de Deus e mais perto de nós como filhos Dele. Como todas as boas ferramentas, para produzirem um bom trabalho, têm de ser devidamente utilizadas. Todas e cada uma têm a sua função. Todas têm um fim para que foram criadas. Todas têm a sua razão de ser.

A oração poderá ser aperfeiçoada. Ter regras. Ter direito a um lugar e um tempo próprios, bem definidos. E um espaço do dia para eu reunir, única e exclusivamente, com Deus. Para ver-me aos olhos de Deus e olhar para mim, do lado de fora. Como se, nesses 15 minutos, só eu e Deus existíssemos. Prometo que vou tentar”!

Vera Alves Pereira, membro do grupo CVX Iniciação

 

“Este momento de partilha na comunidade CVX, foi mais um momento de crescimento espiritual que me levou a olhar para a oração do Exame como uma possibilidade de abertura ao Olhar de Deus, que me ama tal como sou e que abre sempre a esperança à transformação interior para assim me aproximar cada dia mais da sua Vontade.”

Teresa Amaral, membro do grupo CVX Iniciação

 

Muito obrigada a todos os que estiveram presentes, em especial ao Pe. Samuel Beirão sj, à Clô e a Rosa!