A CVX na Praça Central- Cristianismo, Sociedade e Cultura

Muitos membros da CVX estiveram em Santarém a viver a experiência da Praça Central. Um tempo de encontro e partilha que procurou trazer ainda mais próximo o convite à santidade que Jesus nos faz. Texto de Carlos Lopes e Cidália Teixeira

Decorreu este sábado, em Santarém, o V Encontro Nacional de Leigos. Sob o mote de Etty Hellisum, “Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim.”, os presentes foram convidados a refletir acerca dos desafios à vida e à santidade, hoje.

O dia começou com os discursos de boas-vindas e com uma apresentação de fotos que os participantes enviaram à organização do evento, representando o modo como veem uma “praça central”.

De seguida, o jornalista António Marujo conduziu a conversa entre o P. José Frazão Correia, sj, e a reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, tendo ambos sublinhado a premência de unificar a oração e vida. O P. José Frazão, sj, explicou que, na sua ótica, “Um santo não pode ser um homem desatento.”, pois a atenção é que conduz à ação, à mudança. Recorrendo às imagens bíblicas do sal e do fermento, o Provincial dos jesuítas portugueses salientou que cada cristão é chamado a ser sal que efetivamente salga e fermento que leveda a massa, ainda que seja no pequeno “mundo” em que cada um vive. No fundo, todos somos convidados diariamente à santidade, a qual não deve estar associada a impecabilidade.

Refletindo ambos sobre as exigências laborais cada vez mais significativas, hodiernamente, concluíram que o tríptico Trabalho – Descanso – Celebração Dominical equilibra o Homem crente e, na senda do P. José Frazão, sj, a participação na Eucaristia pode ser vivida de forma mais profunda, quando percebemos que “perdemos tempo para recuperar o sentido do tempo, em comunidade.”
Outro momento alto do dia foi o testemunho da conversão do ator italiano Pietro Sarubbi, que, com comicidade e profundidade, explicou como a participação no filme “A paixão de Cristo” concorreu para a sua conversão. O olhar de Jesus, na película de Mel Gibson, levou-o a uma transformação radical e à adesão à pessoa de Jesus Cristo.

A tarde foi muito rica, pois os participantes puderam-se assistir a conferências e participar em conversas, workshops e visitas guiadas, tendo terminado com a Celebração da Eucaristia na Sé Catedral de Santarém, a qual foi presidida pelo Núncio Apostólico da Santa Sé em Portugal, contando com vários sacerdotes e dois bispos, que se juntaram a leigos de muitos movimentos da Igreja.
Percebemos, neste V Encontro Nacional de Leigos, o diferente pulsar dos múltiplos movimentos e também que os caminhos em Igreja são muito diversos, mas Jesus a todos abraça e convida, pessoalmente, através do seu olhar meigo e penetrante.
Para nós, que pertencemos à Comunidade de Vida Cristã, este dia foi muito enriquecedor, pois pudemos trocar impressões com cristãos que pertencem a outras “famílias” dentro da Igreja e esta riqueza, diversidade e criatividade impulsionam-nos à construção do Reino, no “hoje” de Deus.