Na última semana, no Colégio das Caldinhas realizam-se diversos gestos pela paz na Ucrânia que envolveram os alunos, os educadores, as famílias e as diversas associações ligadas ao Colégio.
Depois de termos colocado uma enorme bandeira na fachada do Colégio, de termos feito uma oração pela paz, na quarta-feira de cinzas, de termos contextualizado a Semana Inaciana no terrível cenário da guerra que a Ucrânia vive, o colégio viveu uma verdadeira semana “azul e amarela”. Como poderíamos assistir a uma guerra tão perto de nós e não fazer nada?
Entre as iniciativas realizadas, destacamos:
a) A construção do Coração da Amizade feita pelas crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico do INA;
b) A sessão de Poemas e Imagens dos mais pequeninos da APINA;
c) O Jogo de Voleibol, inserido na dinâmica do desporto pela paz, realizado pela ADCCA;
d) As mensagens de paz enviadas por todas as redes sociais ligadas ao colégio promovida pela OFICINA;
e) As conversas em todas turmas do INA sobre a guerra e a paz, da responsabilidade do Gabinete Psicopedagógico;
f) A campanha de recolha de donativos (cobertores, edredons e alimentos não perecíveis) em todas as escolas do Colégio, feita pelo Gabinete do Apoio ao Aluno e à Família, em colaboração com o Centro S. Cirilo do Porto;
g) A Celebração da Missa pela paz, preparada pela equipa de pastoral com a colaboração do Grapa, dos Campinácios e do coro dos alunos mais pequenos do INA/CCM/Artave, onde cada um dos presentes, e foram tantos que a Igreja do Colégio se tornou pequena, colocou aos pés de Nossa Senhora uma flor azul ou amarela, pedindo-lhe a paz, enquanto todos cantavam o tradicional “Miraculosa, rainha do Céu ….
Entretanto, outras iniciativas vão surgindo, como por exemplo, a evocação da paz junto da imagem da padroeira, no Páteo do Colégio, a participação na Consagração da Rússia e da Ucrânia feita pelo Papa, a organização de um grande Concerto de Música Clássica, a realizar na próxima quarta-feira, pela PROARTE, na Casa da Música, no Porto, em colaboração com a Ordem dos Médicos.
Com todos estes gestos o Colégio tem procurado educar e sensibilizar toda a comunidade educativa para a causa da paz e da liberdade. Nenhum dos nossos gestos tem força para parar uma guerra, mas através de todos eles temos procurado aumentar a nossa responsabilidade social, formar a nossa consciência ética e politica, suscitar a partilha dos bens, desenvolver a sensibilidade colegial para acolher e proteger os mais frágeis, no reforço das convicções cristãs, que são próprias do modo inaciano de educar.
Todos os nossos gestos têm a sua síntese na carta solidária do Colégio às crianças e jovens da Ucrânia que será rubricada por todos os Diretores Pedagógicos, Alunos e Educadores, para ser posteriormente enviada à Senhora Embaixadora da Ucrânia em Portugal.
A este propósito, foi também escrita pelo colégio uma carta a todas as crianças e jovens ucranianos. Esta será entregue à Embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets.