Últimas

Do muito fazer e do pouco saborear

A lógica de aceleração e acumulação de diferentes atividades e projetos dentro do nosso exíguo horário semanal, instalou-se ferozmente nas nossas vidas. Uma lógica que se mede pelo muito fazer e pelo pouco saborear e permanecer.

A Playlist de Sara Borges

Sara Borges, que trabalha no Departamento de Cidadania Global e Desenvolvimento da ONGD Fundação Gonçalo da Silveira, deixa-nos as suas sugestões musicais!

Eu sou estudante. Não sou um ativista

Gostaria muito que o nosso sistema educativo ajudasse a desenvolver Aprendentes-Ativistas. Crianças e jovens que têm o seu percurso escolar baseado numa intencionalidade educativa geradora de novos mundos.

Quando for mais velha, quero ser professora!

Para pensarmos como captar mais docentes no futuro e como cumprir a missão educativa da escola com o atual corpo docente, teremos que olhar para o sistema como um todo, para as suas potencialidades e fragilidades.

Uma educação construtora de um novo sistema

Talvez o desafio para os próximos anos não seja nem a questão da informação científica, nem da consciencialização, mas antes a promoção, em todos os processos educativos, de uma real literacia ambiental