Dilexit nos, a encíclica sobre o amor humano e divino
A finalizar o ano da oração e às portas do ano jubilar, o Papa Francisco apresenta-nos a sua quarta carta encíclica Dilexit nos [Amou-nos] sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus.
A finalizar o ano da oração e às portas do ano jubilar, o Papa Francisco apresenta-nos a sua quarta carta encíclica Dilexit nos [Amou-nos] sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus.
Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memória, o meu entendimento e toda a minha vontade, tudo o que tenho e tudo o que possuo, Vós mo destes, a Vós o restituo, tudo é vosso, disponde a toda a vossa vontade.
É a Nossa Senhora que pede que nos coloque junto do Filho. S. Inácio vê em Nossa Senhora a grande intercessora junto do Pai e, sobretudo, de Jesus.
Quantas vezes já tiveste que atravessar o sofrimento, ou talvez até estejas a atravessar tempos duros, e sentiste ou sentes solidão, abandono, silêncio por parte de tanta gente. Jesus conhece tudo isso.
Fecha os olhos, respira fundo e recorda o dia que passou. Tenta identificar um momento especial que te tenha trazido consolação: uma alegria inesperada, um sorriso agradecido, uma conversa verdadeira. Agradece tudo isto.
Inácio vive desde as entranhas o profundo amor de Jesus. Teve a inspiração para escrever os Exercícios Espirituais, como proposta de ordenar os afectos e encontrar a vontade de Deus nas nossas vidas.
Ao longo deste Ano Inaciano fomos acompanhados pelo ver novas todas as coisas em Cristo. Que graça ou graças recebeste ao longo deste dia? Houve algo novo que surgiu? Algum acontecimento ou abertura de entendimento?
Pede a graça da reconciliação com Deus e com quem sentes que há algo a impedir uma boa relação de amizade, de vida. Reza também por todos conflitos no mundo.
Que dores te tocam a vida? Não as julgues. Não te julgues. O que não aceitas de mudanças? Deixa que Deus tudo envolva e desde aí te abra novas possibilidade de caminho.
Pede a graça dessa consciência da presença de Deus a acompanhar-te nos passos da vida, com os muitos encontros e desafios, a iluminar-te o caminho.