Faleceu o P. Estêvão Jardim
O sacerdote jesuíta tinha 91 anos de idade, 73 anos de Companhia e ia celebrar em breve 60 anos de ordenação sacerdotal. O funeral terá lugar amanhã, sábado, às 11h, na Capela de S. Barnabé, em Braga.
O sacerdote jesuíta tinha 91 anos de idade, 73 anos de Companhia e ia celebrar em breve 60 anos de ordenação sacerdotal. O funeral terá lugar amanhã, sábado, às 11h, na Capela de S. Barnabé, em Braga.
Jesuítas em Portugal subscrevem posição assumida pela Cúria Geral da Companhia de Jesus (em comunicado abaixo transcrito) e pedem o fim do massacre em Israel e na Palestina. Lembram que só podem estar dum lado desta guerra: o lado da paz.
As celebrações fúnebres iniciam-se hoje às 15h30, com a missa na Capela de São Barnabé, sendo o funeral amanhã, terça-feira, às 11h00 na mesma capela, seguindo o corpo a sepultar no cemitério de Monte d’Arcos.
Província Portuguesa deseja ao novo patriarca as melhores felicidades no exercício da sua missão pastoral e aproveita ainda para agradecer a D. Manuel Clemente a dedicação com que conduziu a diocese de Lisboa ao longo dos últimos dez anos.
A Província Portuguesa da Companhia de Jesus entendeu requerer o DIREITO DE RESPOSTA junto do Jornal, uma vez que as informações veiculadas nas notícias do dia 12 atentam contra o bom nome e a imagem da PPCJ e de alguns dos seus elementos.
Na sequência de uma notícia publicada hoje no Jornal Público, que reporta a uma acusação que envolve o P. Filipe Martins, sj, a Província Portuguesa da Companhia de Jesus (PPCJ) presta os seus esclarecimentos.
Na sequência da divulgação do relatório da Comissão Independente para o Estudos dos Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica em Portugal, esta manhã, a Companhia de Jesus emite o seguinte comunicado.
Dados apurados internamente pela Companhia de Jesus entre 1950 e 2022 foram transmitidos à Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais Contra as Crianças na Igreja Católica. Último caso conhecido remonta aos anos 90.
A 2 de junho o sacerdote jesuíta tinha celebrado 80 anos com familiares e amigos. Com uma vida cheia e intensa, o P. António Vaz Pinto foi responsável pela criação e implementação de várias obras da Companhia de grande impacto apostólico.
Através deste serviço, a Companhia de Jesus pretende conhecer e tratar eventuais situações de abusos sexuais que não tenham sido denunciados anteriormente ou que, tendo sido, não foram devidamente tratados.