“A Fé Cristã no espaço público” é o tema que dá título ao novo livro do P. Domingos Terra. Para o jesuíta, “é importante que a Igreja caminhe com as pessoas e as sociedades”, sendo que isso “significa que deve estar atenta às interrogações que trazem consigo”. Assim, acrescenta, a Igreja “estará em melhores condições de falar de modo pertinente a partir do património de experiência e pensamento que traz consigo”.
A obra, publicada pela editora da Universidade Católica Portuguesa, reflete sobre o pluralismo que marca muitas sociedades atuais e que a Igreja também alberga. O autor afirma ao Ponto SJ que, “é bom que a Igreja desenvolva a prática do diálogo no seu seio, sem perder de vista, claro está, aquilo a que deve ser fiel. É normal que, promovendo esse diálogo, ela se torne mais conhecedora dos problemas que afetam o ser humano hoje em dia. Desta forma, mostrar-se-á mais capaz de integrar os debates em que a sociedade se pensa a si mesma.”
Sobre o papel da Igreja no espaço público, P. Domingos Terra considera que “existe abertura na sociedade para que a Igreja desempenhe uma função supletiva no seu seio”, sublinhando, por exemplo, o trabalho que é feito pelas instituições católicas no campo da ação social, acudindo a carências humanas quando o Estado sozinho não pode. “Mas já não parece que exista tanta abertura à contribuição que a Igreja deseja dar para a promoção do ser humano como um todo. Veja-se, por exemplo, a desconfiança que, às vezes, se manifesta a respeito da sua participação na atividade de ensino”, acrescenta.
O P. Domingos Terra, sj é doutorado em Teologia Fundamental pelo Centre Sèvres – Facultés Jésuites de Paris. Ensina atualmente Teologia Fundamental e Teologia Espiritual na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. É investigador integrado do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião.
Nome da obra: A Fé Cristã no Espaço Público
Editora: Universidade Católica Portuguesa
Preço: 15,50€